A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) publicou no Diário Oficial do DF (DODF), desta quarta-feira (3/7), chamamento público de registro de preço para a aquisição futura de novas viaturas para a corporação. De acordo com a publicação, o valor estimado será de R$ 162 milhões.
De acordo com a corporação, poderão ser adquiridas até 946 viaturas, a partir do menor preço oferecido pelas concessionárias e montadoras. A aquisição ainda não tem data para ser realizada. Segundo a assessoria da PMDF, serão adquiridos, ainda, outros 33 veículos para a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). Entre os modelos estão SUVs, com tração 4×4 e sedans, cada um para um tipo de policiamento.
“O objeto da presente licitação é o registro de preço para aquisição futura de viaturas policiais, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste edital e seus anexos. A licitação será dividida em itens, facultando-se ao licitante a participação nos itens de seu interesse “, afirma a nota da corporação. “Havendo disponibilidade orçamentária e estando a ata vigente (12 meses), as aquisições serão efetivadas até o número máximo previsto em edital.”
A Polícia Militar afirma que veículos à gasolina têm vida útil, para o policiamento, de 5 anos e os movidos à diesel durabilidade de 7 anos. Após esses prazos, a manutenção das viaturas passa a ser mais onerosa do que a aquisição de novos carros.
Ainda de acordo com a PMDF, não há data para o início da aquisição. A expectativa é que ela seja feita de forma parcelada, à medida que seja verificada a necessidade e ocorra o leilão das viaturas que deixarem de circular.