Ontem, quinta-feira (04), foi instalada mais uma vara criminal em Planaltina. Trata-se da 2ª Vara Criminal da Circunscrição Judiciária de Planaltina. A solenidade de inauguração aconteceu no térreo do Fórum de Planaltina e contou com presença da Administração do TJDFT, magistrados, representantes da OAB, da Amagis, da Defensoria Pública do DF, de servidores do TJDFT, entre outras autoridades. A nova Vara dividirá com a 1ª Vara Criminal a competência para julgamento das ações criminais em Planaltina. A juíza Josélia Lehner Freitas Fajardo foi designada pela Vice-Presidência para ser a responsável pela Vara.
No ano de 2009, a então única Vara Criminal de Planaltina recebeu 1.716 ações penais, além dos inquéritos e prisões em flagrante, o que dá uma média de 100 processos por mês no juízo.
Estão previstas para serem instaladas ainda em março a 2ª Vara Cível de Samambaia e o 2º Juizado de Competência Geral de Santa Maria, nos dias 12 e 18 de março, respectivamente, segundo decisão do Conselho Pleno Administrativo do TJDFT, do dia 26 de fevereiro.