Planaltina definiu, pela primeira vez, a rota do Desfile de Carro de Boi, que chega este ano à sua 8ª edição e acontecerá hoje (23) e amanhã (24) na região.
A rota será percorrida por 20 carros de boi, pilotados por pessoas da região, e a expectativa da administração regional da cidade é reunir 5 mil pessoas no evento.
“Planaltina tem 100 anos a mais que a criação do Distrito Federal. Criando esta rota, estamos valorizando a importante contribuição histórica da cidade ao DF e cultuando o primeiro meio de transporte da região”, disse o administrador regional, Nilvan Vasconcelos.
O desfile começou hoje, as 11h, na Pedra Fundamental, e seguirá até a Chácara Vó Iracema, onde os condutores dos carros jantarão e passarão a noite.
Amanhã, às 9h, a viagem prossegue até o Cemitério Histórico, depois passará por São Sebastião, Igrejinha de São Sebastião, Museu da Cidade, Praça Coronel Salviano Monteiro Guimarães, Centro Histórico, até chegar a seu ponto final, a Administração Regional de Planaltina.
HISTÓRIA
O desfile celebra a importância dos carros de boi no transporte de pessoas, mercadorias e correspondências durante o processo de formação da cidade.
A rota estabelecida reproduz o caminho traçado pelos carros até o centro da cidade.