30.10.1999 – O Gama disputava o Campeonato Brasileiro da Série A e fora ao Rio de Janeiro encarar o Botafogo, no Maracanã. Estava o time do técnico Júlio Espinosa obrigado a vencer, para não correr o risco de ir para a zona de rebaixamento. Então? Perdeu dois pênaltis e ainda teve o zagueiro Gérson expulso de campo. Caiu, por 1 x 3 Botafogo, com o melhor jogador em campo sendo meia Rodrigo “Beckham”, ex-jogador do Gama. Mais? O Paraná perdeu, para o São Paulo, no mesmo dia (2 x 1), placar que ajudaria o “Perquito”, que ficou em 15º lugar, com 22 pontos, precisando de quatro, diante da Portuguesa de Desportos e da Ponte Preta, para fugir da queda. Mas isso é um rolo que dá um livro, pois a CBF tentou eliminar o Gama, no “tapetão” – Lindomar e Alexandre Gaúcho perderam os pênaltis cobrados, e Mazinho Loyola marcou o gol gamense.
02.09.2001 – O Gama recebia a Portuguesa de Desportos, no Bezerrão, com a torcida fazendo a sua parte. Quase lotou o estádio e empurrou o time à vitória. Para ajudar mais, a Lusa do Canindé teve um atleta expulso de campo. Diante daquilo, treinador gamense, Flávio Lopes, colocou a sua equipe com três atacantes. Não adiantou. O visitante, que não avia criado nenhuma chance de gol até os 29 minutos do segundo tempo, teve uma falta ao seu favor. Aos 30, o Gama perdeu o jogo, com gol de bola parada. O goleiro Ronaldo Giovanelli (ex-Corinthians e Seleção Brasileira) se disse culpado, alegando ter saído mal do gol. Já o meia Palhinha (ex-São Paulo e Seleção Brasileira) jurou que a culpa fora do gramado, que estava “muito duro, dificultando o toque de bola” – Ronaldo; Paulo Henrique (Rainaldo), Gérson e Piá (Rodriguinho); Deda, Jefferson, Lindomar e Palhinha; Luís Fernando (Romualdo) e Anderson foram os donos do vexame.
15.11.2001 – O Gama fazia 26 temporadas de existência e enfrentava o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, pelo Brasileirão da Série A. Para comemorar a data, o “Tricolor de Aço” ofereceu-lhe um “presente de grego”, mandando-lhes 2 x 1 e acabando com a invencibilidade, de quatro jogos, do técnico Sérgio Alexandre, que vencera três e tirara o time da zona de rebaixamento – Ronaldo; Wilson Goiano, Nem, Andre Fiogueiredo e Rochinha; Déda, Robston (Valenciano), Londomar, (autor do gol, de pênalti) e Anderson (Reinaldo);Romualdo (Beto) e Mauro foram os cara da vez, diante de 21.094 almas, grana de R$ 155.327,00 e apito de Giuliano Bozzano-SC.