A Polícia Federal apreendeu HD’S, um celular e um computador nesta terça-feira (13), em Taguatinga, durante uma operação contra a publicação de propaganda nazista em redes sociais. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa de um advogado, que não foi preso. O material vai passar por perícia.
As investigações da denominada Operação Antinazi começaram em 2014 após a PF identificar publicações de conteúdo neonazista na internet.
O delegado Stênio Santos afirma que apenas a posse do material não implica flagrante, mas que o advogado será intimado a depor. “Ele publicou conteúdo discriminatório em várias redes sociais, foi denunciado e os perfis dele foram desativados. É um caso isolado. Não há indicativo de que ele estaria envolvido em uma comunidade neonazista”, disse.
“Aparentemente ele se converteu, disse que virou crente, adepto do cristianismo. Ele contou, informalmente, que se arrependeu e que não está mais fazendo esse tipo de coisa. A esposa dele nem sabia. Ficou extremamente chateada. Tanto que deu uma bronca”, informou Santos.
A Justiça Federal deve julgar o suspeito que, se condenado, pode pegar de dois a cinco anos de prisão além de pagar multa. De acordo com a Lei de Crimes Raciais, de 1989, é proibida a apologia ao nazismo e a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de simbols que utilizem a suástica.