Apenas uma das três brasileiras que se classificaram para o tiro com arco dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro avançou para as oitavas-de-final. Nesta quinta-feira, Petra Ruoco conseguiu uma vitória apertada sobre a canadense Kateri Vrakking e garantiu a classificação, enquanto Fátima Rocha e Sarah Nikkin deram adeus à competição.
Petra conseguiu 106 pontos, apenas um a mais do que Vrakking. Agora, ela terá a difícil missão de enfrentar a norte-americana Karen Scavatto, que despachou a cubana Yaremis Perez com o placar de 110 x 101. O resultado igualou o antigo recorde pan-americano, conquistado em Mar del Plata-1995 pela compatriota Denise Parker.
Já as demais arqueiras nacionais deram adeus ao Pan. Fátima Rocha chegou a fazer 105 pontos, mas a mexicana Ainda Roman conseguiu 108 e confirmou a eliminação da brasileira. Já Sarah Nikitin conseguiu apenas 94 contra a venezuelana Lisbeth Leoni e também se despediu do Rio-2007.
Recorde: A primeira rodada da fase final também foi marcada pela quebra da marca da competição. Se Karen Scavatto havia conseguido igualar o feito de Parker, a também norte-americana Jennifer Nichols fez 111 pontos e estabeleceu o novo recorde.
O resultado, no entanto, foi além do necessário para garantir a classificação de Nichols. Ela duelou contra a barbadiana Judith Magras, que fez apenas 73 pontos – a pior das 32 competidoras.
![]() |
