Menu
Brasília

Pesquisa aponta possível vitória de Celina Leão ao GDF no primeiro turno

Vice-governadora e pré-candidata ao Palácio do Buriti aparece com o dobro dos votos de adversários, em um primeiro cenário, e podendo ultrapassar metade dos votos, no segundo

Suzano Almeida

05/11/2025 13h07

Foto: JP Rodrigues/Jornal de Brasília

Foto: JP Rodrigues/Jornal de Brasília

Pesquisa de intenções de votos para o Governo do Distrito Federal, divulgada pela RealTime BigData, aponta que a atual vice-governadora e pré-candidata ao Palácio do Buriti, em 2026, Celina Leão (PP) lidera todos os cenários na disputa ao Executivo local. 

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores no DF, com margem de erro de 3 pontos percentuais (PP) para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O trabalho de campo foi realizado nos dias 2 e 3 de novembro.

No cenário espontâneo, quando nenhum nome é apresentado, Celina Leão é a mais citada, com 7% das intenções de voto, seguida pelo ex-governador Ibaneis Rocha (MDB), com 4%, e Michele Bolsonaro (PL), com 3%. Os dois últimos, atualmente, são pré-candidatos ao Senado Federal pelo DF.

No cenário estimulado, por sua vez, a liderança de Celina é ampla nos dois cenários apresentados. Em um primeiro turno com a presença do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido), a vice-governadora aparece com 40% das intenções de votos contra 20% do ex-mandatário do Buriti. A lista segue com Leandro Grass (PT) com 13%; Paula Belmonte (Cidadania) e Ricardo Capelli (PSB), ambos com 5%. Nulos, brancos, não souberam ou não responderam somam 17%.

No segundo cenário, também de primeiro turno, mas agora sem a presença do ex-governador José Roberto Arruda, a vantagem de Celina Leão aumenta ainda mais. A vice-governadora alcança a marca de 50% – ficando entre 47% e 53%, segundo a margem de erro –, com chances de vitória ainda no primeiro turno. Ela é seguida pelo petista Leandro Grass, que chega a 15%.

Paula Belmonte e Ricardo Capelli novamente empatam na disputa, mas dessa vez com 7% cada. Nulos, brancos, não souberam ou não responderam somam 22%.

Veja comparativos

Cenário CandidatoIntenção de Voto
Cenário 1Celina Leão40% 
José Roberto Arruda 20%
Leandro Grass 13%
Paula Belmonte5%
Ricardo Capelli 5%
Nulo/Branco 9%
NS/NR8%
Cenário 2Celina Leão50%
Leandro Grass 15% 
Paula Belmonte 7%
Ricardo Capelli 7%
Nulo/Branco 11%
NS/NR 10% 

Vitória em primeiro turno

Dentro da margem de erro da pesquisa, que pode ser de três pontos para cima ou para baixo, a vice-governadora Celina Leão aparece como forte candidata a vencer a eleição ao GDF no primeiro turno, caso José Roberto Arruda tenha sua inelegibilidade confirmada pela Justiça Eleitoral. 

O ex-governador convive ainda com as consequências da Operação Caixa de Pandora, que desmontou um esquema de corrupção em várias instâncias do Poder do Distrito Federal, entre os anos de 2009 e 2010. Recentemente, Arruda foi novamente condenado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e deve recorrer, agora, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo assim, ele segue em pré-campanha ao GDF afirmando que está elegível.

Candidato de oposição ao governador Ibaneis Rocha, em 2022, e recém-filiado ao Partido dos Trabalhadores, Leandro Grass, por sua vez, não agrega novos votos, na atual conjuntura da pesquisa. No pleito anterior, ainda pelo Partido Verde (PV), o neopetista ficou na segunda posição com pouco mais de 26% e acabou derrotado ainda no primeiro turno.

Grass ainda sofre com oposição interna dentro do PT-DF, que não fechou consenso ao nome do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Internamente, grupos lutam para viabilizar o nome do ex-deputado federal Geraldo Magela e há, ainda, que defenda a deputada federal Érika Kokay – no momento pré-candidata ao Senado.

Ativo nas redes sociais, com diversos vídeos que criticam a atual gestão do GDF, Ricardo Capelli – ex-interventor na Segurança Pública do Distrito Federal após a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 – também mostra baixo desempenho, segundo a RealTime BigData. Capelli mostra, que no questionário estimulado, um crescimento baixo, com 5% quando o nome de Arruda é colocado ao GDF e 7% em um cenário sem o ex-governador. Em relação a seu partido, o PSB-DF, ele é o que tem a situação mais tranquila, uma vez que tem o apoio da legenda e do ex-governador Rodrigo Rollemberg.

Repete-se o texto quando é citado o nome de Paula Belmonte. A ex-deputada federal e atual deputada distrital ainda não ganhou força, mesmo tendo o nome ventilado à disputa há alguns meses. A parlamentar ainda tem outros problemas, como a indefinição de um partido que lhe dê legenda para a disputa. O caminho mais provável será o Partido Novo, segundo fontes da sigla.

Metodologia

O perfil dos entrevistados no DF é majoritariamente feminino (54% mulheres e 46% homens), e a maior faixa etária concentra-se entre 35 a 59 anos (49%). 

Em relação à escolaridade, a maior parte dos eleitores possui até o Ensino Médio Completo (45%), seguido por aqueles com Ensino Superior Completo (34%) e Ensino Fundamental Completo (21%). 

A maior concentração amostral é das regiões que englobam Ceilândia/Taguatinga/Sol Nascente/Brazlândia (24%) e Samambaia/Gama/Santa Maria/Recanto das Emas (23%).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado