Valtemir Rodrigues
valtemir.rodrigues@jornaldebrasilia.com.br
Por conta da precariedade do transporte público coletivo, 20% das pessoas que utilizam outro meio de locomoção dizem que não usariam o ônibus em nenhuma condição. Isso é resultado do estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social Mobilidade Urbana, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa mostra também que 65% dos moradores das capitais como Brasília optam pelo ônibus coletivo como meio de transporte, mas 54% deles consideram os sistema regular e ruim.
Entre as pessoas pesquisadas 31,7% não se sentem seguras em andar de ônibus. Além disso, avaliam que para o transporte público ser considerado bom, em primeiro lugar ele deve ser mais rápido, existir mais de uma forma disponível e seguir os horários marcados.
Leia mais na edição deste sábado (07) no Jornal de Brasília.