Para o presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), Mário Vázquez Raña, a definição do impasse sobre a permanência ou não da modalidade no programa dos Jogos Pan-americanos depende da Federação Internacional de Futebol (Fifa). “Para mim o futsal não é um esporte, mas um ramo da Federação de Futebol”, afirmou o dirigente neste sábado, colocando nas mãos da Fifa a solução do problema. “Será a Fifa que irá determinar se coloca ou não o futsal no próximo Pan”.
Segundo Raña, a modalidade foi incluída nos Jogos do Rio por consideração aos esforços do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. “O futsal esteve aqui por carinho aos amigos. Mas para outros Jogos terá de ser feito um trabalho pela Federação Internacional de Futebol. Isso não tem nada a ver conosco”.
O Brasil conquistou o título do torneio neste sábado, vencendo a Argentina por 4 x 1 na final. Após o confronto, técnico e atletas da seleção nacional falaram sobre a importância da permanência da modalidade no Pan para ajudar na luta por sua inclusão no programa olímpico. “Esperamos que mantenham (o futsal) para 2011 (em Guadalajara) para que possamos estar em 2012 (nas Olimpíadas de Londres”, desabafou o ala Falcão. “Estar no próximo Pan, certamente significa uma nova medalha e seguimos rumo à Olimpíada”.
![]() |
