De março a agosto deste ano foram registrados 25 furtos a veículos nos estacionamentos da Universidade de Brasília (UnB). O alto índice vai de encontro a outro dado preocupante: a falta de cuidado dos alunos com a segurança . Somente em agosto 231 veículos foram flagrados com portas destrancadas, vidros abaixados e em outras condições de vulnerabilidade. O caso crime recente ocorreu ontem, quando dois homens foram detidos por suspeita de furtar objetos de carros estacionados na instituição.
A dupla foi autuada por policiais militares no estacionamento da Faculdade de Tecnologia. Houve tentativa de fuga, mas a polícia conseguiu capturar os criminosos. Os suspeitos não estavam armados no momento da abordagem.
Segundo o diretor de Segurança da UnB, Josué Barbosa Guedes, esse tipo de crime tem sido cada vez mais comum no local. “Furtos de som, estepes e outros objetos que os estudantes e funcionários deixam no interior dos seus veículos têm sido o principal problema”, afirma.
Dificuldades
De acordo com Josué, as equipes de segurança encontram dificuldades para fazer o patrulhamento devido à grande extensão do espaço. “Apesar de termos o patrulhamento motorizado e a pé, não podemos estar em todos os locais ao mesmo tempo”, afirmou. Guedes explica ainda que os “criminosos aproveitam o momento em que não há profissionais próximos para cometer delitos”.
Falta cuidado
Na opinião do coordenador de Segurança Evani Bispo de Oliveira, funcionários e alunos não tomam os cuidados necessários para garantir a segurança. “Não há um controle de quem entra ou sai da universidade, mas, às vezes, as pessoas esquecem disso. Nossa ronda flagra constantemente carros com vidros abertos, destrancados, que facilitam os furtos”, afirmou.
De acordo com o coordenador, além da falta dos cuidados básicos com o veículo para evitar a ocorrência de furto, algumas pessoas vão além e colocam a própria integridade física em risco.
“Muitas pessoas chegam a dormir nos carros. Outras vezes, acabam demorando um tempo desnecessário para entrar sair ou do veículo. Esse tipo de atitude acaba facilitando o serviço dos bandidos”, ressalta.