O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF) está fazendo uma campanha para conscientizar os moradores de regiões de maior poder aquisitivo do DF a participar da fase final da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A). Até o momento, 90% dos dados foram coletados.
A Pdad-A foi iniciada em novembro de 2023 e passou por quase todas as regiões administrativas do DF, além de municípios do Entorno. No mês de julho, os pesquisadores concentrarão esforços para ouvir moradores do Park Way, Lago Sul e Lago Norte e em São Sebastião, onde o número de recusa é maior. O mesmo acontece no Plano Piloto que apresenta um alto índice de negativa.
Segundo o instituto, o maior desafio tem sido conseguir fazer com que os moradores dessas regiões abram suas portas para os pesquisadores por medo de algum tipo de violência. Por esse motivo, o IPE-DF tem realizado campanhas de conscientização com a população e inserindo na vestimenta dos pesquisadores formas de identifica-los, assim como dos próprios entrevistados comprovarem a veracidade de sua identidade.
Todos os pesquisadores são identificados com o símbolo do Governo do Distrito Federal (GDF) e da empresa contratada para o levantamento. O uniforme é composto por colete, boné, camisa e crachá com QR Code. Esse código dá acesso à plataforma Valida Pesquisador e automaticamente mostra foto, nome, matrícula, empresa e pesquisa à qual o agente está associado. Caso essas informações não apareçam, o pesquisador não é validado pelo IPE-DF.
Pdad-A
A meta da Pdad-A é visitar 25 mil domicílios. Os dados obtidos serão utilizados pelos gestores públicos na elaboração e implementação de políticas adequadas às necessidades da população, além de investimentos mais efetivos. A previsão de conclusão do estudo é o segundo semestre deste ano.