Menu
Brasília

PCDF resgata filhotes de arara em situação de maus-tratos e desarticula esquema de tráfico de animais

Os filhotes de arara foram resgatados e encaminhados ao HFAUS/IBRAM, onde receberão cuidados especializados para reabilitação

João Victor Rodrigues

23/09/2025 23h13

Foto: divulgação

Na tarde desta terça-feira (23), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA), deflagrou uma operação contra o tráfico de animais silvestres, com foco em psitacídeos, após identificar negociações ilegais em grupos de WhatsApp.

A investigação começou após denúncia de uma jovem, que apresentou provas das transações envolvendo aves feitas por um homem no aplicativo. Com base nas informações, os agentes se deslocaram até uma agropecuária localizada no Sol Nascente, em Ceilândia, onde encontraram dois suspeitos envolvidos no comércio ilegal.

Durante a vistoria, os policiais descobriram, em um banheiro escuro e sem ventilação, dois filhotes de arara ainda sem penas, mantidos em uma caixa fechada, sem alimentação e separados da mãe. A situação caracterizou maus-tratos graves e evidenciou práticas de tráfico de fauna silvestre.

Os homens foram presos em flagrante pelos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), incluindo maus-tratos e tráfico de animais. Um deles também responderá por exploração do jogo do bicho, de acordo com a Lei de Contravenções Penais.

A Polícia Civil segue investigando para localizar outros envolvidos, entre eles o proprietário do estabelecimento e o responsável por intermediar as vendas pelo aplicativo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado