Nas primeiras horas desta quinta-feira (16/1), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Copper 29, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no furto de cabos de energia. A operação, coordenada pela 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante), cumpre 24 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de busca e apreensão em diferentes localidades do Distrito Federal.
De acordo com as investigações, iniciadas no início de 2024, o grupo possuía uma estrutura organizada, liderada por um dos criminosos que movimentou cerca de R$ 800 mil em sua conta bancária exclusivamente com atividades ilícitas.
A operação teve origem na prisão em flagrante de dois homens furtando cabos na região do Park Way. A partir desse caso, os policiais conseguiram identificar os líderes do esquema e a rede de conexões entre os envolvidos, incluindo outros suspeitos já detidos em ações semelhantes.
A PCDF desvendou o alcance das atividades do grupo, que causaram grandes prejuízos à população devido à interrupção de serviços essenciais e à substituição dos cabos furtados.
A operação segue em andamento, e os detidos responderão por furto qualificado, organização criminosa e outros crimes correlatos.
Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos: