Nesta quinta-feira (11), a 18ª Delegacia de Polícia Circunscricional da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu um mandado judicial de busca e apreensão contra um jovem de 22 anos, acusado de promover uma plataforma de jogos eletrônicos em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 45 mil seguidores.
De acordo com as investigações, o golpe do influenciador envolvia promessas enganosas de grandes retornos financeiros. As apurações começaram após uma denúncia feita à Delegacia Eletrônica.
Para ganhar credibilidade, o influenciador publicava imagens de seguidores que supostamente haviam obtido grandes lucros. Em seguida, ele disponibilizava um link para que seus seguidores realizassem apostas, alimentando a esperança de ganhos financeiros. No entanto, a plataforma era manipulada para garantir lucros apenas aos seus criadores. Parte do dinheiro apostado era repassada ao influenciador, configurando uma vantagem financeira indevida às custas de seus seguidores.
Em suas redes sociais, o jovem exibia um estilo de vida luxuoso, com carros, relógios de marca, roupas de grife, aparelhos eletrônicos de última geração, viagens e grandes quantidades de dinheiro em espécie, incompatíveis com sua profissão. Há fortes indícios de que essa condição financeira foi adquirida por meio dos recursos obtidos fraudulentamente com a plataforma de jogos.