A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª Delegacia de Polícia de Ceilândia, deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Test Ride, que resultou na prisão preventiva de Felipe Martins Machado, de 24 anos. Ele é investigado por diversos crimes patrimoniais cometidos entre 2023 e 2025, envolvendo roubos e furtos de motocicletas anunciadas à venda.
De acordo com as investigações, Felipe utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para localizar vítimas que anunciavam motocicletas. Com o pretexto de realizar um “test drive”, ele marcava encontros e fugia com os veículos durante a suposta avaliação. Em pelo menos um dos casos, o suspeito usou grave ameaça, dizendo “perdeu, perdeu” antes de fugir com a moto. Em outra situação, aproveitou um momento de distração do vendedor para escapar com o veículo.
O nome da operação faz referência justamente à tática utilizada pelo investigado, que se passava por comprador interessado em fazer um teste no veículo antes da compra.
Durante a investigação, a 15ª DP reuniu provas que incluem reconhecimentos fotográficos, laudos papiloscópicos e dados telemáticos. Em um dos crimes, Felipe deixou cair uma bolsa no local do furto; perícia realizada no objeto confirmou a presença de suas impressões digitais.
O suspeito foi indiciado por roubo majorado e furto qualificado, crimes que podem somar mais de 18 anos de prisão. Ele foi localizado em sua residência, em Samambaia, onde também foram cumpridos mandados de busca. No local, a polícia apreendeu capacetes, espelhos retrovisores e celulares, que podem ter origem ilícita.