Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Seção de Investigações Gerais da 6ª Delegacia de Polícia (SIG/6ª DP – Paranoá), deflagrou a Operação Identidade Sombria, que resultou na prisão de um homem de 56 anos, conhecido falsificador de documentos, em Águas Lindas de Goiás.
O suspeito, identificado apenas como “Carioca”, foi preso em casa, onde os agentes encontraram dezenas de espelhos em branco de CNHs, carteiras de identidade, CPFs e equipamentos usados para falsificação. Também foram apreendidos um HD com matrizes de documentos feitas em Corel Draw, além de um caderno com anotações e listas de encomendas, o que permitirá à polícia identificar e investigar os compradores dos documentos falsos.
De acordo com a PCDF, cada documento era vendido por cerca de R$ 3 mil.
As investigações começaram após a prisão em flagrante de um homem que portava uma CNH falsificada. A partir dessa ocorrência, os policiais rastrearam a origem do documento e chegaram até o falsário, considerado de alta periculosidade.
“Carioca” já respondia a quatro processos no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal, todos pelos crimes de falsificação de documentos e estelionato. Ele estava foragido da Justiça e utilizava identidades falsas para se manter escondido em Goiás.
Com o material apreendido, o falsificador poderá responder por cada documento adulterado individualmente, o que deve aumentar consideravelmente sua pena.