A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 35ª Delegacia de Polícia, deflagrou nesta quarta-feira (24/9) a Operação Alça e Mira, que resultou na prisão de um homem de 27 anos, identificado pelo apelido de Xexéu.
Com extensa ficha criminal, o investigado já havia sido detido em 2017 como integrante de uma facção criminosa de atuação nacional. Em 2022, foi apontado como autor de três assassinatos — incluindo o de um homem conhecido como “Nariga”, na área da 3ª DP, e outros dois em Sobradinho. No ano seguinte, participou de uma execução na 406 Norte, quando foram disparados 20 tiros contra a vítima.
Em abril de 2025, o criminoso trocou tiros com policiais militares no Mato Grosso. Na ocasião, o irmão dele, conhecido como Ketal, foi morto no confronto. Após retornar ao DF, Xexéu teria declarado que sua missão seria matar policiais em represália à morte do irmão, passando a tentar consolidar domínio territorial em Sobradinho II.
Após dois meses de monitoramento, equipes da 35ª DP localizaram o foragido no Setor de Mansões de Sobradinho II. No momento da abordagem, ele tentou fugir e resistiu à prisão, mas acabou contido.
Xexéu foi conduzido à delegacia e, em seguida, à carceragem da PCDF, onde permanece à disposição da Justiça.