A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (13/11), a terceira fase da Operação Escudero, que investiga esquemas de corrupção relacionados a um contrato milionário de fornecimento de alimentos para pacientes da rede pública de saúde, firmado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF).
As investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCOR) apontam para a atuação de um grupo responsável por facilitar o repasse de recursos públicos ao IGESDF, que, posteriormente, seriam destinados a uma empresa contratada sem a devida comprovação da prestação dos serviços.
Nesta fase, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal — nas residências dos investigados e em um órgão público —, além de dois mandados de sequestro de bens imóveis.
A operação apura os crimes de tráfico de influência, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As diligências, realizadas de forma conjunta por equipes da PCDF e do MPDFT, têm como objetivo fortalecer as provas já obtidas e identificar outros possíveis participantes do esquema de corrupção.