Menu
Brasília

PCDF desarticula quadrilha especializada em extorsão contra pessoas que vendiam videogames por meio de plataformas digitais

Cerca de 50 vítimas no Distrito Federal e Entorno foram alvo da rede de chantagem e ameaças de morte, resultando na perda de seus aparelhos e dinheiro

João Victor Rodrigues

04/07/2024 6h51

Foto: AFP

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (4) para desmantelar uma organização criminosa especializada em extorsão e estelionato contra pessoas que vendiam videogames por meio de plataformas digitais.

Na operação, foram cumpridos sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão nas regiões de Samambaia, Guará, Lúcio Costa, Feira dos Importados do SIA e Vicente Pires, todos autorizados pela 3ª Vara Criminal de Taguatinga.

A investigação da Operação Reset, conduzida pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia), começou quando uma vítima denunciou a extorsão decorrente da venda de um videogame. Os investigadores descobriram que a organização criminosa era bem estruturada, com divisão de tarefas entre seus membros.

Um segmento do grupo identificava potenciais vítimas que anunciavam seus produtos em plataformas digitais. Essas informações eram então passadas para outra parte do grupo, que se encarregava de ir até a casa da vítima, recolher o produto e realizar o pagamento.

Após obter os aparelhos, os golpistas entravam em contato novamente com a vítima, alegando que o videogame estava com defeito. Para convencer a vítima, enviavam vídeos e fotos de peças velhas e danificadas de outro aparelho, exigindo que a vítima transferisse dinheiro para conserto. Essa exigência continuava até que o grupo recuperasse todo o valor investido.

Quando a vítima percebia a fraude e se recusava a pagar, os criminosos passavam a extorqui-la, ameaçando-a de morte. Para aumentar a intimidação, os golpistas enviavam vídeos mostrando armas de fogo e, em algumas ocasiões, chegavam a ir até a residência da vítima.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado