Menu
Brasília

PCDF desarticula organização criminosa especializado em fraudes eletrônicas

As investigações começaram após denúncias de vítimas que, ao tentarem comprar passagens aéreas em um site falso

João Victor Rodrigues

26/09/2024 9h37

operação desarticula quadrilha

Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em ação conjunta com a Polícia Civil do Maranhão (PCMA), deflagrou uma operação para desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas. A operação foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e teve como alvo indivíduos envolvidos em complexos esquemas de estelionato e lavagem de dinheiro.

As investigações começaram após denúncias de vítimas que, ao tentarem comprar passagens aéreas em um site falso, foram enganadas e transferiram dinheiro para contas fraudulentas via PIX. O site fraudulento imitava o nome de uma empresa legítima, induzindo as vítimas a acreditar que estavam fazendo uma transação autêntica.

Durante a operação, foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados, visando desarticular o grupo criminoso financeiramente. A operação envolveu equipes em Brasília e Imperatriz, no Maranhão, onde grande parte dos membros residia.

A organização criminosa era estruturada em dois núcleos: um operacional, que executava as fraudes e obtinha dados sensíveis das vítimas, e um financeiro, responsável pela lavagem do dinheiro obtido ilicitamente. O esquema utilizava sites fraudulentos e contas de “laranjas” para movimentar o dinheiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado