Menu
Brasília

PCDF desarticula núcleo criminoso ligado a tráfico, agiotagem e lavagem de dinheiro no DF e Entorno

As investigações começaram em julho de 2025, após a análise de materiais apreendidos em operações anteriores

João Victor Rodrigues

25/09/2025 8h23

Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor), deflagrou nesta quinta-feira (25/9) a Operação Fratelli Bianchi, com o objetivo de desarticular um núcleo de organização criminosa que atuava há anos no DF e em municípios do Entorno.

De acordo com a PCDF, o grupo utilizava lucros do tráfico de drogas para praticar agiotagem com juros abusivos, recorrendo a ameaças contra familiares das vítimas, uso de armas de fogo e até retenção de veículos como forma de pressão.

Os policiais também descobriram que os criminosos mantinham empresas de fachada e interpostas pessoas para ocultar patrimônio e lavar dinheiro, sustentando financeiramente as atividades ilícitas do grupo.

Na fase ostensiva da operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, além do sequestro de imóveis, veículos e bloqueio de dezenas de contas bancárias. Mais de 100 kg de maconha foram apreendidos em Águas Claras, Ceilândia, Samambaia (DF) e Alexânia (GO).

A ação mobilizou cerca de 90 policiais civis do DF e de Goiás, incluindo equipes da Divisão de Operações Especiais (DOE). Entre os investigados, estão criminosos com longas fichas criminais, incluindo um deles condenado a mais de 46 anos de prisão por homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais.

A PCDF apurou ainda que, dentro da facção, o homicídio cometido por um dos líderes contra outro integrante foi tolerado pelas instâncias internas, reforçando sua posição de prestígio no grupo.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, extorsão qualificada, usura e lavagem de capitais, com penas que, somadas, podem chegar a 30 anos de reclusão, além de multa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado