A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/8), a Operação Falso Anúncio, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que simulava ligação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) para praticar extorsões virtuais contra homens que acessavam sites de prostituição.
A ação, coordenada pela 15ª Delegacia de Polícia de Ceilândia Centro, contou com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e cumpre cinco mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Criminal do DF.
As investigações começaram em fevereiro deste ano, após um homem de 31 anos registrar ocorrência. Segundo o relato da vítima, ele havia acessado um site de acompanhantes e, em seguida, passou a ser alvo de ameaças e exigências de pagamento por parte do grupo criminoso.
De acordo com a polícia, os investigados utilizavam táticas de intimidação para obrigar as vítimas a transferirem valores, fazendo-se passar por integrantes de uma facção criminosa de alta periculosidade. A prática se estendia não apenas ao Distrito Federal, mas também a outros estados do país.