A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Falsificações e Defraudações (Difraudes/CORF), deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação OFF Service, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa especializada em estelionatos virtuais. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO).
De acordo com as investigações, o grupo aplicava o chamado “golpe do reembolso”, esquema que consistia na compra fraudulenta de aparelhos celulares pelo site das Lojas Americanas utilizando CPFs de terceiros, incluindo menores de idade e pessoas já falecidas.
Após as aquisições, os criminosos solicitavam reembolsos falsos, alegando defeito nos produtos ou arrependimento da compra. As vítimas — no caso, a rede varejista — realizavam o estorno dos valores, mas os aparelhos nunca eram devolvidos.
O prejuízo total causado pelo grupo é estimado em mais de R$ 4 milhões entre 2021 e 2023, sendo R$ 1 milhão apenas no Distrito Federal.
Durante a operação, os agentes cumpriram dois mandados de prisão e três de busca e apreensão, resultando na apreensão de celulares, notebooks, pen drives, uma pistola calibre .380 com documentação irregular — que gerou prisão em flagrante —, além de dois veículos de luxo, uma BMW X6 e um Volvo XC60.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e rastrear o destino dos valores obtidos com as fraudes.