A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), deflagrou na manhã desta sexta-feira (12/09) a Operação Obscurus, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão na QNM 19, em Ceilândia. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável pela distribuição de drogas na região, após pouco mais de dois meses de investigação.
Segundo a PCDF, os traficantes mantinham um esquema estruturado de comercialização de entorpecentes, que incluía câmeras de vigilância, olheiros e até a quebra proposital da iluminação pública da quadra, dificultando a atuação das forças de segurança.
Nos imóveis alvo da operação, os policiais encontraram porções de drogas prontas para venda. Dois investigados, uma jovem de 19 anos e um homem de 24, foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena varia de 5 a 15 anos de prisão.
Um terceiro suspeito, de 20 anos, não foi localizado durante a ação, mas já foi indiciado e segue sendo procurado.
O delegado Walber Lima, responsável pela investigação, destacou a relevância da operação:
“A desarticulação desse grupo enfraquece significativamente o comércio de drogas na região, especialmente porque eles empregavam técnicas sofisticadas de contrainteligência para evitar a fiscalização policial.”
O nome da operação, “Obscurus”, faz referência ao latim para “escuro”, alusão à tática usada pelos criminosos de apagar postes de luz para dificultar a vigilância policial durante a noite.