A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) uma operação para cumprir oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. A ação faz parte das investigações sobre um linchamento ocorrido em maio deste ano no Varjão.
Segundo as apurações, o crime foi motivado por vingança. Momentos antes do linchamento, a vítima agredida havia matado um jovem da região com um golpe de faca. Amigos do rapaz morto, que possuía diversas passagens por roubo e tráfico de drogas, se reuniram e atacaram violentamente o autor do homicídio com socos, chutes, pedaços de pau e pedras.
O homem linchado foi socorrido em estado grave e permanece internado, incomunicável, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), onde está sob custódia. A PCDF também obteve a prisão preventiva dele, acusado do homicídio ocorrido momentos antes de sua própria agressão.
De acordo com o delegado-adjunto da 9ª DP, Ronney Marcelo, a operação busca identificar todos os envolvidos no linchamento e individualizar as condutas de cada um, reunindo provas para a completa elucidação dos fatos. As investigações seguem em andamento.