Menu
Brasília

PCDF bloqueia mais de R$ 1 milhão em contas ligadas à lavagem de dinheiro

A operação integra a Operação Narke 5, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, que reúne forças de segurança pública em ações conjuntas de combate ao crime organizado

João Victor Rodrigues

04/11/2025 7h29

Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (4/11), a segunda fase da Operação El Padrinho, com o cumprimento de dois mandados de prisão temporária, três mandados de busca e apreensão e o bloqueio de contas bancárias de 13 pessoas investigadas por lavagem de dinheiro.

Durante a ação, conduzida pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), três pessoas foram indiciadas por comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito, e foram identificadas 13 empresas de fachada utilizadas para movimentar recursos provenientes do tráfico de drogas.

De acordo com as investigações, iniciadas em 2023, a primeira fase da operação desarticulou uma organização criminosa responsável pela distribuição de entorpecentes e lavagem de dinheiro no Distrito Federal. Nesta nova etapa, o foco é responsabilizar os integrantes e colaboradores que atuavam na ocultação de valores por meio de empresas fictícias.

As apurações também identificaram um grupo autônomo envolvido no comércio ilegal de armas de uso restrito. Segundo a PCDF, o esquema criminoso utilizava transações simuladas e depósitos fracionados para mascarar a origem ilícita dos valores.

As movimentações bancárias dos investigados demonstram forte incompatibilidade entre os rendimentos declarados e o volume de recursos movimentados. Ao todo, foram bloqueados mais de R$ 1 milhão nas contas dos suspeitos, além da identificação de 13 empresas fantasmas ligadas ao esquema.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado