Menu
Brasília

Passarela do Lúcio Costa, no Guará, recebe instalação de cabos e luminárias

CEB substitui rede elétrica e iluminação danificadas

Redação Jornal de Brasília

30/09/2025 18h59

imagem do whatsapp de 2025 05 24 à(s) 09.31.32 315c6440

Consórcio Brilha Maranguape, composto pelas empresas Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura e São Bento Lighting Solutions, foi o vencedor e será responsável pelos serviços.

Após registrar novos casos de furto de cabos e luminárias, a passarela subterrânea do Lúcio Costa, no Guará I, passou por intervenção das equipes da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes). Com a ação concluída, toda a estrutura de iluminação foi restabelecida, garantindo novamente a segurança no local.

A instalação incluiu a substituição dos cabos de cobre por fios de alumínio — material com menor valor comercial — além da instalação de luminárias antifurto e a reestruturação completa da rede elétrica da passarela.

Esta foi a segunda vez em 2025 que a CEB IPes precisou refazer praticamente toda a iluminação do local. A CEB reforça a importância da colaboração da população no combate a esse tipo de crime. Casos suspeitos devem ser denunciados à Polícia Militar (190). Recentemente entrou em vigor a Lei nº 15.181/2025, que aumenta as penas para furto, roubo e receptação de cabos, fios e equipamentos usados na distribuição e transmissão de energia elétrica e telecomunicações. A nova lei transforma esses crimes em qualificados, com penas que variam de 2 a 16 anos de prisão, além de multa, e prevê dobro da pena se houver interrupção de serviços ou o crime ocorrer em situação de calamidade pública. Trechos que excluíam a responsabilidade das concessionárias foram vetados.

Com Informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado