Bruna Torres
O trânsito, na entrada e na saída do Aeroporto Internacional de Brasília, impediu que diversos passageiros pegassem seus voos, na manhã de ontem. Isto porque os taxistas faziam manifestação e fecharam as duas vias do Aeroporto para que ninguém entrasse ou saísse. O protesto veio por conta da medida do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que entrou em vigor na quarta-feira e determina o fim da bandeira 2 nas corridas dos taxistas em horário comercial com saída ou destino ao terminal.
Quando algum representante da categoria tentava sair com passageiros do Aeroporto, os que manifestavam ameaçavam para que todos descessem do carro. Policiais militares, após quase uma hora de trânsito parado, conseguiram acabar com o protesto dos taxistas.
Às 10h desta quinta-feira (4) os taxistas resolveram parar com a manifestação. Para eles, a medida é negativa e todos irão perder. Funcionários da empresa aérea TAM ressaltam que aproximadamente 20 pessoas perderam voos devido ao trânsito. Com isso, alguns foram encaixados em outros horários ou então viajarão somente hoje.
Maria do Bonfim, presidente do Sindicado dos Taxistas, explica que em Brasília não existem passageiros de rua e que os taxistas fazem em média três viagens por dia. “É uma conquista nossa que tem mais de 20 anos. É um sofrimento para a gente e temos esperança de que o projeto de lei que legaliza a bandeira 2 seja aprovado”, diz.
Juliana Sarkis, designer de interiores, foi prevenida e chegou no Aeroporto duas horas antes do voo. “Fiquei 30 minutos no trânsito. Vi taxistas se batendo e outros participaram. É um absurdo”, diz ela.
Leia mais na edição desta sexta-feira (5), no Jornal de Brasília.