A alegria tomou conta do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), na tarde desta terça-feira (30), com a chegada da equipe da Coordenação de Mobilização Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) e de voluntários. Eles foram à instituição para antecipar a Páscoa de crianças e adolescentes em tratamento de câncer e de doenças hematológicas congênitas.
Com uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, voluntários e mais uma parceria com a Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias), o Hospital de Apoio atende mais de 400 crianças em programa de tratamento ambulatorial e de internação. Inaugurado em março de 1994, o HAB faz parte da rede de hospitais do Governo do Distrito Federal.
Pacientes como Laya, Júlia, Karolaine e Isabela, com idades entre 1 a 7 anos, curtiram a festa. “Foi muito divertido, chegamos aqui em um clima muito triste. Mas com este evento as crianças se alegraram e o ambiente mudou. Foi um serviço diferenciado e muito bom”, elogiou a mãe de Laya, Roberta Araújo. As crianças fizeram um lanche especial, orientado por nutricionistas do hospital, e foram presenteadas com garrafinhas de água recheadas de doces.
Para a mãe de Karolaine, Karla Ferreira, o evento foi muito importante. “Nosso mundo gira em torno do hospital. Vivemos aqui e é necessário sair da rotina. As mães só agradecem. Tenho certeza que a minha filha está adorando”, afirmou. A assistente social Maria Aparecida Araújo, chefe do Núcleo de Serviço Social, agradeceu essa parceria com a Secretaria de Justiça. “Pretendemos dar continuidade a esse canal de comunicação. Nossa demanda é muito grande e as parcerias são muito importantes pra gente”, reiterou.
Segundo o coordenador de Mobilização Social e Promoções da Sejus, Luiz Felipe Pereira da Cunha, promotor do evento, essa ação de cidadania visa oferecer a essas crianças a possibilidade de ter uma tarde festiva e de confraternização. Também participou do evento o subsecretário para Assuntos da Criança Adolescente e Juventude, Todi Moreno. “Nosso objetivo é trazer um alento para as famílias que estão aqui no dia-a-dia acompanhando suas crianças”, concluiu Todi.