O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (11), o plano de ocupação do Parque Denner, localizado no Guará II, entre o Polo de Moda e a Colônia Agrícola Bernardo Sayão. A reforma da área de 27.359 metros quadrados é uma demanda antiga da comunidade local.
Apresentado pela Administração Regional do Guará e aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh), o projeto prevê, entre outras melhorias, a substituição dos mobiliários urbanos danificados; melhoria da iluminação, da segurança e a restauração da vegetação.
Serão permitidos apenas pequenos comércios, com prestação de serviços e de uso institucional, que deverão obedecer aos parâmetros de ocupação do solo definidos.
“A aprovação do projeto pelo Conplan vai garantir um espaço renovado, mais seguro e integrado à vida da comunidade, reforçando nosso compromisso com a qualidade dos equipamentos públicos do Guará”, afirma o administrador do Guará, Artur Nogueira.
A proposta cria quatro zonas distintas:
→ Zona A: destinada a espaço recreativo familiar, skatepark, playgrounds infantis, parcão, banheiros e vestiários;
→ Zona B: próxima ao lago central, receberá um deque de madeira e projeto de paisagismo com árvores nativas. Também serão criados circuitos de caminhada e ciclovia, favorecendo a integração do parque com a rede cicloviária do Guará;
→ Zona C: área destinada à administração do parque, terá uma guarita para os vigilantes e um ponto de apoio da Polícia Militar, com uma unidade destinada a oferecer suporte logístico e funcional para as atividades de policiamento ostensivo do parque. No local também será instalado um bicicletário;
→ Zona D: espaço para a promoção da cultura esportiva e lazer, valorização do meio ambiente e atividades esportivas ao ar livre, com a instalação de quadras poliesportivas.
Próximos passos
Após o aval do Conplan, o plano de ocupação precisa ser aprovado por portaria da Seduh que será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A definição dos parâmetros urbanísticos para o local possibilitará à Administração Regional do Guará dar prosseguimento aos estudos e projetos urbanísticos necessários para implantar a obra.
Urbitá
Na mesma reunião, os conselheiros aprovaram o projeto de parcelamento do solo Urbitá Etapa 2, em Sobradinho II. A área, que pertence à Urbanizadora Paranoazinho, terá 3.764 unidades habitacionais e vai abrigar uma população de até 11.443 habitantes.
São 339.189,92 metros quadrados de terreno, na saída Norte de Brasília, próximo à BR-020, divididos em três partes: Zona Centralidade, Zona A e Parque Linear Urbano – uma futura área verde de 14.398 metros quadrados.
O local terá 52 unidades imobiliárias destinadas à habitação, comércio, prestação de serviços, indústrias e usos institucionais. Também estão previstas áreas públicas classificadas como espaços livres de uso público (Elups) e equipamentos públicos urbanos e comunitários.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF