Menu
Brasília

Parque da Cidade vira o refúgio das famílias no feriado

O Natal das famílias que escolheram o Parque da Cidade para passar o Natal com mais tranquilidade e ar fresco

Amanda Karolyne

25/12/2025 19h07

Foto: Amanda Karolyne

Foto: Amanda Karolyne

Por Amanda Karolyne

No feriado de Natal, que neste ano caiu em uma quinta-feira ensolarada, várias famílias do DF resolveram passar a data ao ar livre. Crianças brincavam correndo soltas no gramado do Parque da Cidade e os pais e mães descansavam, curtindo o ar fresco. O espaço de 420 hectares deste parque marcante da área central de Brasília foi a escolha perfeita para espairecer. 

Depois das comemorações do dia 24 de dezembro, algumas famílias optaram pelo Parque da Cidade no dia 25, por sua tranquilidade. A recepcionista Cybelle Oliveira, 31 anos, por exemplo, contou que a véspera de Natal foi caseira e sem agitações, e para o grande dia, a escolha foi a de estender uma toalha na área verde e fraca do parque. “Fizemos nossa ceia em casa, ficamos à vontade e dormimos cedo. Hoje acordamos descansados para aproveitar o dia”, relatou. 

Cybele Oliveira, o marido Marcelo Malva, no colo o filho Bernardo, Isaac de blusa azul e Murilo de vermelho - Foto: Amanda Karolyne
Cybele Oliveira, o marido Marcelo Malva, no colo o filho Bernardo, Isaac de blusa azul e Murilo de vermelho – Foto: Amanda Karolyne

Ao lado do marido e dos três filhos, Cybelle escolheu o Parque da Cidade como destino para “arejar a cabeça”. Entre caminhadas e brincadeiras, o objetivo principal era o entretenimento dos filhos Isaac, Murilo e Bernardo, de 9, 5 e 4 anos. “Viemos para eles correrem e descontraírem. É um momento descontraído que faz toda a diferença”, pontuou.

Entre o calor intenso e a busca por sombra, a família do encarregado de obras Alisson Eric, 33 anos, e Keiliane da Silva encontrou no parque o refúgio ideal para o feriado. Acompanhados dos filhos e do cunhado, o pequeno José, eles aproveitaram a tarde para relaxar após uma comemoração de véspera reservada com os parentes. “Passamos em casa com a minha sogra e cunhado, fizemos uma ceia legal e fomos dormir cedo porque eu estava cansado do trabalho”, comentou Alisson. No parque, o clima era de descontração. “Com esse calor tremendo, esse vento aqui está maravilhoso. É bom para sair da rotina e deixar as crianças aproveitarem os presentes”, completou Alisson. Os meninos, Otávio e José, ganharam skates e aproveitaram as pistas do parque para testar manobras e correr livremente. 

Para a família da dona de casa Lúcia Pereira da Costa, 59 anos, o gramado do parque é a solução para o confinamento urbano de quem mora em apartamento. Ela contou que o passeio é o momento de liberdade esperado pelas crianças. “Dentro de casa eles ficam muito agoniados, doidos para sair. Viemos passar o feriado no parque para passear e curtir na boa”, explica Lúcia. Ela aproveitou a oportunidade para descansar da rotina dos afazeres domésticos.

Família de Lucia Pereira da Costa curtindo o ar livre do parque - Foto: Amanda Karolyne
Família de Lucia Pereira da Costa curtindo o ar livre do parque – Foto: Amanda Karolyne

Na ocasião, o lazer foi garantido por Raí Pereira, que sempre que a família visita o local, ele faz questão de trazer o item principal para a diversão dos meninos: a bola. “Sempre trago eles para brincar no parque  com bola e tudo. Aproveitamos também para colher umas mangas”, destacou Raí. Para ele, o clima de simplicidade e descontração marcou a tarde da família.

A busca por ar puro e tranquilidade também motivou a vendedora Ingrid Santos, 35, a escolher o Parque da Cidade para o feriado. Ingrid e sua família priorizaram o repouso absoluto para aproveitar o dia de folga com calma. “Na verdade, tiramos o dia mesmo para descansar e ficar com as crianças”, salientou. O dia a dia em apartamento, fez com que ela enxergasse no parque uma extensão necessária de casa para o lazer dos filhos e para que ela também pudesse ter um pouco de contato com o ar puro e a natureza. “Geralmente aproveitamos esses feriados em que não trabalhamos para passar mais tempo com eles e curtir a paz daqui. Viemos para nos divertir e descansar”, resumiu a vendedora. Os três filhos de Ingrid, e também o cachorro Olaf, aproveitaram para correr e jogar bola no vasto espaço. 

O técnico de informática Flávio Robson, 37 anos, passou o feriado com a ex-mulher e as duas filhas no parque. Eles foram um exemplo de que o espírito natalino pode superar as barreiras de um casamento que chegou ao fim. Mesmo separados, os dois decidiram romper o tradicional revezamento de feriados em que as crianças passariam a data com apenas um dos pais, para desfrutarem do dia juntos. “A gente está tentando fazer algo diferente neste Natal. Como as meninas precisam disso, decidimos sair para elas pegarem um pouco de ar”, explicou Flávio. Ele acredita que manter a boa convivência e a amizade é fundamental, ainda que, entre risos, também tenha confessado que “às vezes passa raiva” na ex-companheira.

Família de Ingrid Santos, com o filho que está em pé, Arthur Santos, o mais novo Isaac Santos, de blusa marrom a Cida Lima, e Letícia Santos a filha mais velha - Foto: Amanda Karolyne
Família de Ingrid Santos, com o filho que está em pé, Arthur Santos, o mais novo Isaac Santos, de blusa marrom a Cida Lima, e Letícia Santos a filha mais velha – Foto: Amanda Karolyne

A decisão de levar as filhas Isabelly e Lívia para um passeio ao ar livre foi uma estratégia para criar memórias positivas e sair da rotina doméstica. A união no parque foi um movimento pensado exclusivamente no bem-estar das crianças. Geralmente, Flávio e a ex-mulher Stephanie dividem os feriados em escalas, então as meninas ficam com um em uma data e depois, passam o próximo feriado com o outro. Mas desta vez eles mudaram a dinâmica e juntos proporcionaram para elas um dia que vai ficar marcado com brincadeiras ao ar livre. Para eles, o Natal no parque representou mais do que um simples passeio: foi a reafirmação de que o diálogo e a presença compartilhada são os maiores presentes que podem oferecer à família.

O casal de engenheiros colombianos Fernando Romano e Jimena Monsalve, ambos de 40 anos, estava passando o feriado no parque com a filha Dandara e o pai de Jimena. Fernando mora na capital federal há 10 anos e Jimena há 15. Eles escolheram o contato com a natureza para aproveitar o dia de folga ao lado da filha. “A gente gosta bastante do parque. E ela adora o lago, a natureza e os patos”, descreveu Jimena.

O pequeno Otávio e o José brincando com os skates que ganharam de natal - Foto: Amanda Karolyne
O pequeno Otávio e o José brincando com os skates que ganharam de natal – Foto: Amanda Karolyne
Ingrid Santos, Arthur Santos, o mais novo Isaac Santos, e Letícia Santos a filha mais velha, brincando - Foto: Amanda Karolyne
Ingrid Santos, Arthur Santos, o mais novo Isaac Santos, e Letícia Santos a filha mais velha, brincando – Foto: Amanda Karolyne

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado