Menu
Brasília

Paraguai supera Cuba na estréia do futsal: 2 x 1

Arquivo Geral

23/07/2007 0h00

Na primeira partida de futsal na história dos Jogos Pan-americanos, o Paraguai confirmou o favoritismo diante de Cuba e venceu os caribenhos nesta segunda-feira por 2 x 1, em jogo válido pelo grupo A do Rio-2007.

O time sul-americano, assim, conquistou os primeiros três pontos da chave, assumindo provisoriamente a primeira colocação. Já os cubanos seguem sem pontuar. O duelo que encerra a primeira rodada do grupo terá início às 10h15 (de Brasília) ainda desta segunda, entre Brasil e Guatemala.

Paraguai e Cuba voltam à quadra do pavilhão 3B do Riocentro nesta terça-feira pela segunda rodada da competição. O time guarani encara a Guatemala às 8h15 no primeiro jogo do dia, enquanto mede forças com a seleção brasileira no duelo seguinte, às 10h15.

O jogo

Mesmo contra uma seleção com pouca expressão na categoria, o Paraguai não teve trabalho tão fácil para conseguir a vitória. No primeiro tempo, o time bem que tentava construir jogadas ofensivas, mas esbarrava na boa atuação do veterano goleiro cubano Wilfredo Carbo, de 37 anos, que praticava boas defesas e fechava a meta.

Assim, o primeiro gol do futsal em Pan-americanos demorou para acontecer, saindo apenas depois de 14min29. O ala Oscar Jara recebeu em velocidade do pivô José Ortiz e sobrou sozinho à frente de Carbo. Com tranqüilidade, o paraguaio bateu com estilo, por cima do goleiro e colocando o time sul-americano em vantagem.

Cuba voltou para o segundo tempo com mais iniciativa, buscando o gol de empate. Nos minutos iniciais, a equipe caribenha teve duas chances de igualar o placar. Na primeira delas, o ala Yosniel Mesa aproveitou o rebote do goleiro e bateu forte, mas o paraguaio Horacio Osorio salvou em cima da linha. Minutos depois foi a vez de o pivô Fernando Chapman sobrar cara a cara com o goleiro Carlos Espínola e chutar para fora.

O Paraguai respondeu logo em seguida. Mesmo sob a marcação de dois cubanos, o pivô Ortiz conseguiu arrematar de perna esquerda, mandando na trave de Carbo.

Pouco a pouco, o time sul-americano foi acertando a marcação e anulando os ataques de Cuba. Assim, não demorou para a equipe retomar o controle da partida e nem para marcar o segundo gol. Depois de mais uma boa jogada de Ortiz aos 11 minutos da etapa final, a bola sobrou para o fixo Jose Santander, que precisou chutar duas vezes antes para conseguir passar do goleiro cubano.

Após sofrer o segundo gol na partida, a equipe caribenha voltou a arriscar algumas jogadas de ataque, tirando proveito da ligeira acomodação dos guaranis. E foi justamente em uma falha de marcação do Paraguai que Cuba marcou seu primeiro gol na competição. O pivô Chapman puxou a marcação para a direita e rolou para trás para o fixo Yulier Oivera, que, sozinho, mandou uma bomba do meio da quadra, no ângulo de Espínola.

No entanto, nem mesmo a empolgação por terem diminuído a diferença no marcador foi o bastante para os cubanos marcarem novamente. Embora tivesse boas chances, a seleção da América Central não conseguiu balançar a rede paraguaia novamente e acabou sofrendo a sua primeira derrota na competição.




    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado