Com o resultado, o time guarani voltou a assumir provisoriamente a primeira colocação da chave, agora com seis pontos, e pode marcar presença na próxima etapa caso o Cuba surpreenda ainda nesta terça e vença o Brasil, no confronto marcado para ter início às 10h15 (de Brasília).
Em contrapartida, as chances da Guatemala são praticamente remotas. Para conseguir uma vaga nas semifinais, o time precisa torcer para que a seleção verde e amarela, franca favorita para o ouro, perca os seus dois próximos duelos.
A fase de grupos terá a sua última rodada na manhã desta quarta-feira. No primeiro jogo do dia, Guatemala e Cuba protagonizam o duelo centro-americano do grupo A, com início marcado para as 8h15. Mais tarde, às 10h15, Brasil e Paraguai entram em quadra para a partida mais esperada da chave.
A partida
O jogo começou bastante movimentado, com o Paraguai abrindo o placar logo no primeiro minuto com o pivô José Ortiz. Os guatemaltecos reagiram logo em seguida, aos três, e o empate veio com o ala Erick Coronado, aproveitando cruzamento da esquerda. Logo aos cinco minutos, Ortiz marcou novamente e recolocou o time no comando no placar.
No segundo tempo, os centro-americanos pressionaram e estiveram muito próximos do segundo gol. Enquanto os paraguaios recuavam, a seleção da Guatemala foi para o ataque e teve pelo menos três chances claras de gol, só que acabou sendo prejudicada pela péssima finalização de seus jogadores. O time batalhou até o último segundo, mas não conseguiu balançar as redes do goleiro Carlos Espínola e amargou seu segundo revés na competição, visto que já havia perdido para o Brasil por 4 a 1 na segunda.
![]() |
