Menu
Brasília

Pai de Santo denunciado por estupros descumpriu medida protetiva e está foragido

O pai de santo conhecido como Pai Leandro de Oxossi, foi acusado por mulheres que frequentavam seu terreiro de estupro

Tereza Neuberger

13/08/2025 21h53

imagem do whatsapp de 2025 08 13 à(s) 21.46.09 65f3e1c8

Fotos: Imagens cedidas ao Jbr

Denunciado por estuprar ao menos cinco mulheres, o Pai de Santo Leandro Mota Pereira, 36 anos, teve a prisão preventiva decretada após descumprir medidas protetivas em Sobradinho. Ele se encontra foragido, e estaria sendo acobertado pelos chamados, filhos de santo.

O pai de santo conhecido como Pai Leandro de Oxossi, foi acusado por mulheres que frequentavam seu terreiro de estupro. Ele usava o nome de supostas entidades para ameaçá-las, caso contassem a alguém. Entre as vítimas, estão menores de idade.

As ocorrências de estupro estão concentradas na Delegacia Especial de Atendimento a Mulher da Asa Sul (DEAM-I). Porém, Leandro descumpriu medidas protetivas na região de Sobradinho.

imagem do whatsapp de 2025 08 13 à(s) 21.46.09 06024802

O descumprimento se deu entre 12h e 13h do último dia 04. De acordo com a 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), o investigado não podia se aproximar da escola onde uma das vítimas estuda e, apesar da proibição, assim o fez. Com isso, a sua prisão foi decretada.

“Pedimos a prisão preventiva ao Judiciário que expediu o mandado, com parecer favorável do Ministério Público.”, afirmou o delegado-chefe da 13ª DP, Hudson Maldonado.

Ao menos duas das cinco vítimas dos abusos praticados por Leandro, afirmaram que o Pai de Santo está recebendo apoio de seguidores, denominados “Filhos de Santo”. Segundo as vítimas, Leandro está recebendo guarita e veículos emprestados.

Os Filhos de Santo de Leandro, apontados como cúmplices, são entre 10 e 20 pessoas e estariam, ainda, tentando intimidar as vítimas, que notaram estar sendo seguidas por alguns automóveis.

De acordo com o delegado Hudson Maldonado, a PCDF já está em posse de dados de vários suspeitos de auxiliar Leandro em sua fuga. Ele acrescentou que dar fuga à pessoa foragida é crime de “Favorecimento Pessoal”, previsto no artigo 348 do Código Penal Brasileiro, com pena de até 6 (seis) meses de prisão.

“Ameaçar vítima com processo em curso é delito de Coação no Curso do Processo, segundo o artigo 344 do CP, com pena, no caso, de até 6 anos de reclusão.”, ressaltou o delegado.

O delegado responsável pelas investigações em Sobradinho destacou ainda, que caso os Filhos de Santo realmente se associem para o cometimento das infrações citadas, poderão ser responsabilizados também por associação criminosa (art. 288 do CP), o que resulta em uma pena de até dez anos de reclusão.

A população pode ajudar no trabalho policial com informações que possam apontar o paradeiro do foragido, Leandro Mota Pereira. Informações podem ser repassadas à PCDF, com garantia de sigilo absoluto, através do Disque-Denúncia pelo número 197.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado