Pacientes inseridos no Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde terão oportunidade de mostrar seus trabalhos artesanais ao grande público. Será inaugurado no próximo domingo (27/11), às 9h, o box “Semeando Arte”, na Ala C da Feira da Torre de TV.
A ideia é propiciar a geração de renda, trabalho e emprego dos usuários do programa e integrar o esforço nacional no sentido de consolidar a Política Nacional de Saúde Mental e, no DF, as determinações contidas no Plano Diretor de Saúde Mental 2011 – 2015 da SES-DF.
Segundo o coordenador do Núcleo de Reinserção Social da Gerência de Saúde Mental/SES-DF, Aristóteles de Oliveira Pereira, “a alternativa da geração de renda também representa uma oportunidade de superar o estigma da incapacidade, que ao longo dos séculos, vem acompanhando as pessoas que padecem de algum tipo de transtorno mental. Além disso, incentiva e dissemina o espírito empreendedor desses brasileiros antes excluídos do convívio social”.
O psicólogo Aristóteles ressalta que poder participar do “Semeando Arte” também proporciona comprovada recuperação da autoestima mediante o resgate da dignidade desses cidadãos que poderão apresentar aos seus familiares e à sociedade sua contribuição à diversidade e cultura nacionais.
“A instalação do posto de comercialização dos produtos fabricados nas oficinas das Unidades da Rede de Saúde Mental da SES-DF – além de uma relevante conquista do coletivo de usuários dos Serviços, seus familiares e dos trabalhadores de Saúde Mental – significa um passo no sentido de apresentar à sociedade a contribuição cultural dessa população que já sofreu e ainda sofre tantos preconceitos, mas está viva se fazendo ver e ouvir”, acredita o coordenador.
No box serão oferecidos trabalhos em crochê, tricô, malharia e outros tipos de trabalhos artesanais em forma de roupas, acessórios e artigos para o lar.