Menu
Brasília

Ouro de Marreco no wakebord salva participação apagada de brasileiros no esqui aquático

Arquivo Geral

25/07/2007 0h00

Se a meta da Confederação Brasileira de Esqui Aquático (CBEA) era conseguir a primeira medalha do país em uma edição dos Jogos Pan-americanos, a missão foi cumprida no Rio-2007 graças ao surpreendente ouro de Marcelo Girardi, o Marreco, no wakeboard – prova realizada apenas entre homens.

Nas demais categorias (masculinas e femininas de slalom, rampa e truques), no entanto, os representantes nacionais que disputaram a competição entre os dias 21 e 24 de julho na Lagoa Rodrigo de Freitas não conseguiram surpreender e terminaram em colocações não mais do que intermediárias em disputas dominadas por Canadá e Estados Unidos.

Das sete provas realizadas, apenas uma não teve um representante da América do Norte no degrau mais alto do pódio: justamente o wake, vencido pelo brasileiro. No geral, o Canadá foi o grande vencedor, com cinco ouros, três pratas e um bronze, enquanto os Estados Unidos faturaram uma dourada e mais três pratas e três bronzes. Também conseguiram medalhas a Colômbia (uma prata), Chile (dois bronzes) e Argentina (um bronze).

Para levar o único ouro brasileiro, Marreco precisou superar a si mesmo. Isso porque, um ano atrás, o atleta sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e teve que passar por uma cirurgia em dezembro para reconstituição da lesão. Depois, teve que realizar três horas diárias de fisioterapia durante cinco meses para poder garantir presença no Pan.

Mesmo com uma proteção no joelho para não forçar o local contundido, Marcelo Girardi dominou a prova do wake desde as eliminatórias. Ele avançou para a final com a melhor pontuação dos sete competidores, com 80,50 (e com boa vantagem sobre o canadense Brand Buskas, segundo colocado com 68,11). Na decisão, Marreco voltou a dominar e, com 86,46 pontos, bateu Buskas, que conseguiu 81,00 e levou a prata. No pódio, ainda esteve presente o argentino Edgardo Martín, com 76,98. Foi a primeira medalha do país no esqui aquático desde 1995, quando a categoria passou a fazer parte do cronograma dos Jogos Pan-americanos.

Os demais brasileiros, porém, acabaram ficando distante do pódio. O que mais chegou perto foi Fernando Neves, que conseguiu a vaga para a final do slalom com a melhor nota da etapa classificatória. Na decisão do ouro, ele acabou ficando no quinto lugar, com 35 pontos. O primeiro lugar foi do canadense Drew Ross, com 38, seguido de perto pelo colombiano Jose Mesa (37,50) e pelo chileno Felipe Miranda (36,50). Outro representante no país e irmão gêmeo de Fernando, Felipe Neves foi apenas o sétimo, com 30,50.

Na disputa masculina da rampa, outro esquiador nacional que terminou no quinto lugar foi Thiago Gerin, que viu os canadenses conseguirem uma dobradinha com Jaret Llewellyn e Ryan Dodd nas primeira e segunda colocações, respectivamente. O pódio ainda foi completado pelo chileno Rodrigo Miranda, bronze. No entanto, o brasileiro tem motivos para comemorar, visto que melhorou seu desempenho em relação aos Jogos de Santo Domingo-2003, quando ficou na décima posição, sem sequer obter vaga para a final.

A atuação de Gerin nos truques, no entanto, não foi tão boa como na rampa. Ele terminou no 11º e último lugar da fase de classificação, ficando de fora da briga pelo ouro. No degrau mais alto do pódio na prova apareceu novamente o canadense Llewellyn, que quebrou o recorde pan-americano com 11.040 pontos. A prata ficou com o norte-americano Cory Pickos, enquanto o bronze foi faturado por Dodd, também do Canadá.

Nas categorias femininas, o Brasil foi representado apenas por Juliana Negrão, de 16 anos e promessa da CBEA. O desempenho da jovem atleta não foi bom, e ela acabou ficando na última colocação do slalom e dos truques – as duas provas que disputou.Em ambas, o primeiro lugar foi da canadense Whitney McClintock, que viu as norte-americanas Regina Jaquess e Mandy Nightingale ficarem com uma prata e um bronze cada.

A única disputa que não teve representantes do país foi a rampa feminina. Desta vez, Jaquess deu o troco em McClinktock e conseguiu o único ouro dos Estados Unidos do Rio-2007. A canadense levou a prata, enquanto Nightingale obteve o bronze.





< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado