A partida parecia simples, mas o Uruguai ameaçou complicar. No fim, o Brasil soube manter a distância necessária e fez 85 x 73 para se classificar para a final do torneio de basquete masculino dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. O adversário da decisão da medalha de ouro será o time de Porto Rico, que eliminou a Argentina nas semifinais.
Em quadra, porém, o Brasil teve um começo fulminante no primeiro quarto e conseguiu abrir boa vantagem no placar sobre o Uruguai, que não conseguia encaixar seu ritmo de jogo. Dessa forma, o time brasileiro não teve problemas para fechar o período inicial na frente, com 27 x 14.
O segundo período, por outro lado, não foi dos melhores para o Brasil. O Uruguai, que até então parecia dominado, reagiu e conseguiu converter 23 pontos (o time de Lula fez apenas 14), encerrando o primeiro tempo em apenas quatro pontos de desvantagem: 41 x 37.
Assim, no terceiro quarto predominou o equilíbrio. O Brasil retomou os acertos e soube segurar o Uruguai, fechando assim o penúltimo período com uma distância parecida a do terceiro, em 60 x 55. No fim, os uruguaios não resistiram à pressão dos brasileiros e acabaram sofrendo abertura no placar, encerrado em 85 x 73.
![]() |
