O esquenta para o Carnaval ferveu Brasília neste fim de semana. Os famosos blocos de rua mostraram a empolgação e aproveitaram para recrutar o público. O Vilões da Vila, da Vila Planalto, foi um dos que entraram na avenida e deu um show de alegria, com centração no Clube Unidade de Vizinhança. Fez seu desfile anual e contou com participações como da Banda de Frevo do maestro Cristiano e da Farofa do Carica. O coordenador do bloco, Joãozinho da Vila, ressalta a mistura cultural que Brasília possui e afirma que, sem perder a identidade, a capital forma a cara da sua festa. “Este é o nosso quarto ano, e a cada saída, é uma experiência nova. Esperamos até mil pessoas esse ano”, afirma.
O destaque de animação ficou por conta da Bateria Furiosa de Brasília, que faz oficinas e apresentações ao longo do ano. Um grupo especial levantou a banderia da melhor idade com muita energia. Cinco senhoras formam a ala matriarcal do movimento. A consultora Vera Rakowitsch comemora o sucesso do Carnaval brasiliense. “Com tantos blocos se formando, é possível observar como a população está se comportando”, ressalta.
Pura diversão
Para a aposentada Rita Martins, o momento é de pura diversão. Ela está na Furiosa há dois anos. “A cada vez a festa só melhora”, celebra. A amiga Ivanilda Santiago descobriu na música motivos para ser feliz, e conta que pular Carnaval ficou bem mais divertido. “Um dia vi uma percussão na casa da Rita e quis começar a tocar. Mudou minha vida”, revela Ivanilda.
A professora aposentada Emília Borges se tornou multinstrumentista e anima carnavais pelo País. Ela toca agogô, caixa, surdo e repique e é positiva quanto à evolução da folia no DF. “Nossa cidade só tem 50 anos, as coisas estão acontecendo”, explica.
Estilo brega na avenida
Quem também marcou presença na folia de ontem foi o público chegado num visual brega. Eles seguiram um bloco que anda agitando a capital, o Cafuçu do Cerrado – que tem raízes fincadas na cultura paraibana e pernambucana – colocou o povo para pular, ao som de frevos, marchinhas e da música brega, com concentração ao lado da Administração de Brasília. O desfile ocorreu no Setor Bancário Norte, voltando para o ponto de partida.
No ano passado, o bloco foi sucesso e arrastou cerca de 4,5 mil foliões para as ruas. A expectativa esse ano, é que este número dobre. Pensando nisso, houve um acréscimo de membros à equipe de organizadores para garantir a disciplina da festa.
Cafuçus e cafucetes
Em cena, os foliões exploram o potencial do universo brega em suas fantasias, com direito a cordões de ouro, camisa florida e calça de oncinha representando a fineza da breguice.
Com muito humor, levam os nomes de cafuçus e cafucetas, um neologismo criado no País, usado geralmente para designar uma pessoa brega, sem classe. Fisicamente pode se referir a pessoa de feições grosseiras. Normalmente cafuçu também é utilizada para definir algo de mal gosto, muitas vezes esteticamente incoerente.
Saiba Mais
A Bateria Furiosa, da Vila Planalto, fará apresentações no Pacotão e no Galinho. Em seguida, viaja para Buritis (MG).
Além dos blocos de rua, o Carnaval contará com desfiles de escolas de Samba, na Passarela da Alegria. A expectativa de público é de 20 mil pessoas.