Um assunto que se arrasta desde janeiro deste ano é a cobertura do evento através de blogs de atletas e dirigentes durante a competição. Para a organização, tal fato prejudicaria as negociações para venda dos direitos de transmissão para portais de internet. Porém, Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), afirmou nesta semana que os atletas poderão atualizar seus diários eletrônicos.
“Estamos tentando estabelecer regras para o Pan que valerão até Pequim. O próprio COI está estudando e só vai distribuir seus resultados em 2008. É uma tendência da modernidade do esporte, mas se o COI vai estabelecer princípios, não adianta querermos ser mais vanguardistas. Creio que é algo que em 2012 estará liberado. Não faremos algo que fira os direitos (dos atletas(”, declarou Nuzman.
A proibição foi baseada em medida da Odepa (Organização Desportiva Pan-americana), que visa a proteção das empresas de marketing que comercializam os direitos. Agora, o CO-Rio deverá mudar a resolução com base nas diretrizes adotadas pelo COI para a questão, que deverão entrar em vigor nas Olmpíadas de Pequim em 2008.
Apesar da liberação, o CO-Rio não permitirá a produção e veiculação de imagens do evento em sites oficiais. Alguns vídeos e fotos serão disponibilizados aos órgaos da imprensa apenas seis horas depois de sua produção. Porém, nada impede que torcedores que filmem as disputas dentro dos estádios disponibilizem as imagens em sites de vídeos.