Menu
Brasília

Operação para capturar foragidos da justiça deflagrada 

A operação, levada a efeito desde o início do ano, culminou com a prisão de mais de 1.000 foragidos da Justiça

Redação Jornal de Brasília

26/09/2019 17h11

Lucas Neiva
[email protected]

A Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu 21 criminosos sentenciados pela justiça do DF essa semana, alcançando assim o milésimo mandado de prisão do ano. Os resultados alcançados até agora para 2019 ultrapassam os do ano passado, em que a DCPI terminou o ano com o cumprimento de 750 mandados.
Diretor do Departamento de Atividades Especiais (Depate), Guilherme Lourentz Blank, Lorentz conta que as penas e os crimes desses condenados são bastante variados: “Nós pegamos pessoas com 14 anos de prisão, inclusive um homicida no dia de hoje; pessoas que praticam roubos com penas de cinco, seis, sete anos”. Amarildo Fernandes, delegado-chefe da DCPI, afirma que a grande maioria dos crimes cometidos entre os presos abordados foram roubos (com mais de 400 condenações), seguidos de homicídios (ultrapassando cem condenações).

Amarildo explica que esses criminosos se encontravam foragidos justamente por tentativa de evasão da ação da polícia: “Quando se aproxima de uma sentença condenatória, o autor tenta se evadir. Dificilmente ele espera a condenação em casa”. Para encontrar os foragidos, é realizada uma investigação intensiva nas ferramentas disponíveis para a Polícia Civil e nas redes sociais.

Guilherme Lorentz considera que essas ações de cumprimento de sentença são de grande importância para ajudar na redução da criminalidade no DF: “Quando se faz uma análise estatística da quantidade de mandados de prisões cumpridos (sobretudo em crimes violentos como roubos e homicídios) e o quantitativo de pessoas, não sobram dúvidas de que essa é a razão pela qual a criminalidade acaba baixando significativamente”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado