Na manhã desta terça-feira (3), a Gerência de Operações Especializadas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) realizou mais uma etapa da operação Moto Legal. A fiscalização ocorreu no Km 65 da Estrada Parque Contorno (DF-001), na parte inferior do viaduto entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II.
Durante a operação, foram realizadas 192 abordagens a motociclistas, resultando em 46 infrações registradas. Entre as irregularidades destacadas estão sete condutores inabilitados, 13 motocicletas com sistema de iluminação alterado, seis com escapamento irregular, cinco com pneus em condições inadequadas e sete veículos com alteração de características, entre outras.
Seis motocicletas foram removidas para o depósito do DER-DF. A ação contou com o efetivo de 16 agentes de trânsito rodoviário, quatro veículos de quatro rodas e quatro motocicletas.
O foco da operação foi orientar os profissionais para a redução do risco de sinistros, além de fiscalizar as motocicletas para coibir irregularidades e promover a segurança viária. As infrações variam de grave a gravíssima, com perda de cinco a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multas que vão de R$ 195,23 a R$ 880,41.
A motofretista Ana Paula Alves, de 44 anos, elogiou o trabalho dos agentes. ‘Existem pessoas que acham que os órgãos públicos estão ali apenas para coibir, multar e atrapalhar o lado do entregador, e isso não é verdade. Se o entregador estiver com a documentação em dia, com a moto em boas condições e respeitar as leis, não terá problemas. Esse é o meu caso. Fico feliz por ver que os agentes fazem este trabalho com muita educação e gentileza. Estão de parabéns’, disse.
*Com informações da Agência Brasília