Rener Lopes
rener.lopes@jornaldebrasilia.com.br
Uma operação na manhã desta terça-feira (27) está cumprindo cerca de 15 mandados de busca e apreensão em vários locais do DF. A operação, batizada de Mangona, é executada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal.
O objetivo é investigar supostos desvios de verba, por meio de emendas parlamentares, para festas e eventos. Um dos investigados é o deputado distrital e secretário de Micro e Pequenas Empresas, Raad Massouh, cujo rancho – localizado na BR-020 – e residência serão vasculhados em busca de documentos. O deputado Raad Massouh, disse, por telefone, que acha positiva a investigação feita pelo MPDFT: “Esse levantamento tem mesmo que ser feito. Na época, eu fiz uma emenda para turismo rural na região e a Administração de Sobradinho teria utilizado a verba para os eventos”, explicou.
Outro local que teve os documentos apreendidos foi a Secretaria da Micro e Pequenas Empresas. O material erstá sendo levado para a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), que apoia a ação do Ministério Público. Outras divisões da Polícia Civil também atuam na operação, como a Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap) e a Divisão de Operações Especiais (DOE).
Segundo a assessoria de comunicação da Procuradoria, outras secretarias foram visitadas e residências de servidores também foram procuradas. No entanto, trata-se de uma operação sigilosa e os locais não podem ser divulgados. A assessoria também informou que os promotores seguem na rua, executando os mandados.
A reportagem do portal ClicaBrasilia procurou a assessoria de comunicação da administração e foi informada que o processo, datado de outubro de 2010, na gestão anterior, e, por isso, aguarda a investigação da Polícia Civil.