Menu
Brasília

Operação investiga cartel em postos de gasolina do DF

A Operação também vai averiguar o cumprimento das normas trabalhistas, ambientais, tributárias e de segurança

Camila Bairros

10/08/2022 9h53

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a segunda edição da Operação Petróleo Real começou nesta quarta (10), e vai até sexta-feira (12), com o objetivo de fiscalizar 90 postos de combustível de Brasília e do Entorno.

Será feita uma investigação da qualidade dos combustíveis nas bombas, a validade dos protudos e a transparência na divulgação dos preços ao consumidor. Além disso, o MJSP também busca investigar uma possível formação de cartel nos postos.

A Operação também vai averiguar o cumprimento das normas trabalhistas, ambientais, tributárias e de segurança. O resultado da investigação será encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Polícia Federal para apuração de possíveis crimes.

O que é a formação de cartel?

O cartel é um acordo de cooperação entre empresas que buscam controlar um mercado, determinando os preços e limitando a concorrência. A formação de cartel, além de ser crime, prejudica os consumidores, pois aumenta os preços e restringe a oferta de produtos ou serviços.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado