Menu
Brasília

Operação desarticula quadrilha que fraudava sistema bancário com uso de biometria falsa

A ação ocorreu de forma simultânea em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Trindade (GO)

João Victor Rodrigues

05/09/2025 11h37

photo 2025 03 26 11 23 18

Foto: PCDF

Na manhã desta sexta-feira (5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª Delegacia de Polícia do Lago Norte, deflagrou a Operação Falsa Biometria para desarticular uma organização criminosa especializada em furtos mediante fraude no sistema bancário.

A ação ocorreu de forma simultânea em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Trindade (GO), com apoio da Polícia Civil de Goiás, e resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

As investigações começaram em março, após denúncia de uma moradora do Lago Norte. A vítima relatou ter recebido, pelo aplicativo do banco, uma notificação para avaliar um atendimento que nunca realizou. Ao verificar sua conta, constatou que criminosos haviam feito um empréstimo de R$ 60 mil, além de saques e transferências fraudulentas.

Com apoio da área de segurança da instituição bancária, os policiais descobriram que a quadrilha utilizava documentos falsos para adulterar a biometria de clientes, possibilitando movimentações indevidas. Até agora, sete vítimas foram identificadas.

Segundo a PCDF, uma mesma mulher comparecia repetidamente a uma agência no Setor Sudoeste, em Brasília, sempre atendida pelo mesmo funcionário, realizando alterações cadastrais de forma rápida e sem os devidos protocolos de segurança.

O prejuízo causado pela organização criminosa já ultrapassa R$ 350 mil.

Cinco pessoas foram identificadas como integrantes do esquema, mas as investigações continuam para apurar a participação de outros envolvidos e localizar novas vítimas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado