Menu
Brasília

Operação da PCDF desarticula tráfico de drogas na Estrutural

Operação prendeu três pessoas e apreendeu drogas, dinheiro e veículos usados em atividades ilícitas

João Victor Rodrigues

11/09/2025 9h27

Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 8ª Delegacia de Polícia da Estrutural, deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Dark Wing, voltada a combater o uso ilícito de distribuidoras na região, utilizadas como pontos de tráfico de drogas e outros crimes.

Três pessoas foram presas em flagrante: um homem de 40 anos, apontado como líder do esquema e proprietário de uma distribuidora; sua companheira, de 24 anos, que auxiliava no armazenamento, transporte e venda de entorpecentes; e ainda um familiar de um comparsa, também de 24 anos, surpreendido com uma bicicleta furtada.

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão — dois em residências e um em distribuidora —, além de dois mandados de sequestro de veículos usados no transporte de drogas. Durante as ações, foram apreendidos dinheiro em espécie, cocaína, skunk, aparelhos celulares, anotações e a bicicleta furtada.

Segundo a PCDF, as apreensões representam prejuízo financeiro significativo para a associação criminosa, já que o dinheiro não poderá ser utilizado para reabastecer a atividade ilícita.

A investigação teve como alvos dois homens, de 27 e 40 anos, ambos com histórico criminal. O mais velho já foi condenado por crimes como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma, estando atualmente em regime domiciliar. O segundo, preso em unidade prisional, acumula condenações por tráfico, receptação, furto e posse irregular de arma de fogo. As esposas dos investigados também foram identificadas como participantes da associação criminosa.

Os suspeitos responderão por tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006), associação para o tráfico (art. 35 da Lei 11.343/2006) e receptação (art. 180 do Código Penal). Somadas, as penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Além do tráfico, a polícia aponta que o grupo usava a fachada de venda de bebidas e mercadorias em distribuidoras para lavar dinheiro proveniente das atividades criminosas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado