O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) Publicou nesta manhã (15) o levantamento de dois dias de trabalho da Operação Álcool Zero de Carnaval. As fiscalizações os três primeiros dias de carnaval, 12, 13 e 14 de fevereiro. As infrações da madrugada do dia 15 também foram contabilizadas.
Ao todo, foram 254 motoristas autuados, 122 habilitações apreendidas e 14 veículos removidos para o depósito. A maior ocorrência do feriado continua sendo de motoristas embriagados. Entre as pessoas flagradas, 122 pessoas dirigiam sob efeito de álcool, 331 motoristas fizeram o teste do bafômetro.
Motoristas com taxa de mg/l abaixo de 0,34 cometem infração de trânsito. Neste caso, a Polícia aplica apenas a punição administrativa. A habilitação é recolhida e suspensa por um ano e o infrator recebe uma multa de R$ 957,70.
A maior incidência de infratores foi na madrugada de domingo para segunda-feira. Dois motoristas foram presos por terem taxa de álcool no sangue superior a 0,34 mg/l. Este foi o único dia em que foi necessário deter alguém por crime. As pessoas que se encaixam neste perfil, receberão a punição administrativa e podem ser condenadas a pena de 6 meses a 3 anos de detenção.
As blitz continuarão intensificadas nos setores de clubes e próximo a locais de concentração de bares, restaurantes e blocos. O BPTran pretende chegar ao local desde o início da folia. Assim, ao invés de prejudicar os cidadãos, eles iriam impor respeito e as pessoas evitariam beber e dirigir.