Menu
Brasília

Oito são presos por venda de remédios caseiros

Arquivo Geral

09/08/2012 20h06

Bruno Santana
bruno.santana@jornaldebrasilia.com.br

A Polícia Civil do DF em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagraram na tarde desta quinta-feira (9), a Operação Salute dois, que resultou na prisão de oito pessoas por venda de substâncias  caseiras que eram vendidas como medicamentos nas ruas, feiras livres  e lojas segmentadas do Distrito Federal. Ao todo cinco mil fracos foram retirados do mercado.

 

As investigações ficaram por conta da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, à ordem Tributária e a Fraudes (Corf), e duraram 30 dias. Segunda a delegada Cláudia Alcântara, os presos podem ser soltos sob pagamento de fiança, mesmo assim vão responder na justiça e se condenados podem pegar de 10 a 15 anos de prisão. “Com a continuidade das investigações, poderemos chegar aos fabricantes. Avisamos que essa operação é permanente e nossa intenção é banir definitivamente esse tipo de produto do mercado”, finalizou.

 

Os produtos apreendidos estão à disposição da justiça e devem ser destruídos. De acordo com informações do diretor da Anvisa, Manuel Silva Neto, o aumento da produção e venda destas substâncias é motivada pelas  dificuldades encontradas pelos órgãos de controle na fiscalização e atuação dos responsáveis pelas fabricas clandestinas. “Se estiver sendo produzido num fundo de quintal não tem como se descobrir. Graças às investigações foram apontados os locais de venda em várias localidades de Taguatinga Sul e Norte”, acrescentou. A operação teve a participação de 24 policiais civis e 16 fiscais da Anvisa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado