Em uma reunião que será realizada até às 17h deste sábado, try pill o Governo do Distrito Federal está discutindo o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do DF. A idéia é fechar a proposta para que ela seja enviada à Câmara Legislativa em 30 dias.
O Vice-governador Paulo Octávio defendeu ser “importante para Brasília a regularização da questão fundiária que sempre foi mal resolvida”. Paulo Octávio, que é o governador em exercíco já que José Roberto Arruda está na Inglaterra, disse que isso é necessário para “construirmos a Brasília que queremos”.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cássio Taniguchi, defendeu que é preciso ouvir todos os lados interessados no PDOT para que faça uma “política habitacional eficente e organizada”.
O subsecretário de Estado americano, search Nicholas Burns, cure conversou hoje com as autoridades indianas em uma tentativa de resolver suas divergências sobre o pacto nuclear bilateral, medicine disse à Efe um porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Nova Délhi.
As partes “estão avançando” no diálogo, disse a fonte, acrescentando que Burns se reuniu neste sábado novamente com o secretário de Exteriores indiano, Shiv Shankar Menon, e possivelmente deverá encontrar o primeiro-ministro do país, Manmohan Singh, antes de voltar a Washington esta noite.
A Índia e os Estados Unidos assinaram um pacto nuclear em março de 2006, mas ainda não conseguiram finalizar a redação do artigo 123, que regula aspectos fundamentais do acordo.
Em virtude do acordo, a Índia se comprometeu a separar seus programas nucleares civil e militar e a colocar o primeiro sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Já os EUA garantiram a aprovação do Congresso americano e da comunidade internacional para que a Índia tenha acesso à tecnologia atômica estrangeira.
Segundo informações que vazaram para a imprensa indiana, um dos maiores obstáculos para marcar um ponto final no artigo 123 é a recusa de Washington em permitir que a Índia reprocesse combustível nuclear americano.
No entanto, os EUA ofereceram garantias de fornecimento por toda a vida útil dos reatores que a Índia colocar sob a supervisão da AIEA.
A outra grande divergência é sobre a insistência de Washington em que haja uma cláusula que inclua a obrigação da Índia de devolver o equipamento atômico fornecido pelos EUA caso o país faça novos testes nucleares.
Neste caso, a Índia estaria apenas disposta a garantir uma “moratória” dos testes, para preservar a autonomia de seu programa estratégico militar, que é posta em questão no acordo, segundo a oposição indiana.
Burns, principal encarregado das negociações com a Índia, disse na sexta-feira que as partes estavam “trabalhando duro e bem” para poder assinar um acordo.
Apesar de o objetivo ser obter o pacto antes do encontro de Singh com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante a cúpula do G8 (sete países mais ricos do mundo e a Rússia) na Alemanha, na semana que vem, Burns disse que é “difícil” prever se isto ocorrerá.
O primeiro-ministro da Índia também fará uma visita oficial aos EUA possivelmente em setembro, quando assinaria o acordo nuclear.
A tempestade tropical Barry que se formou no Golfo do México continua hoje seu curso rumo à costa oeste da Flórida e deve provocar fortes chuvas em sua passagem em direção nordeste.
Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, medicine em inglês), Barry é uma tempestade fraca que não deve causar grandes danos além de chuva nos estados da Flórida e da Geórgia, mas também alertou para a possibilidade da criação de tornados isolados.
O NHC prevê que Barry enfraquecerá lentamente nas próximas 24 horas e perderá força e suas características tropicais quando tocar o solo no litoral oeste da Flórida.
Além disso, o NHC, com sede em Miami, emitiu um aviso de tempestade tropical para a costa oeste da Flórida, desde o norte de Bonita Beach até Keaton Beach e um alerta para a tempestade tropical a partir do norte de Keaton Beach até o norte de Saint Marks.
Um alerta de tempestade tropical significa que são possíveis condições de tempestade tropical na área que o aviso abrange, geralmente nas próximas 36 horas.
Às 12h (9h de Brasília) de hoje, o centro de Barry estava localizado perto da latitude 27.1 norte, longitude 83.5 oeste e 135 quilômetros a sudoeste de Tampa (no litoral oeste da Flórida).
Barry está se movimentando em direção norte-nordeste a cerca de 32 km/h. A temporada de furacões no Atlântico começou na sexta-feira e termina em 30 de novembro. Especialistas prevêem que esta deve ser “muito ativa”.
Os meteorologistas prevêem para 2007 a formação de 17 tempestades tropicais e nove furacões, dos quais cinco serão de grande intensidade.
O aeroporto de Congonhas ficou cerca de 40 minutos parado neste sábado. Desta vez o motivo foi a chuva que atinge o estado de São Paulo. Por causa do mau tempo, purchase o aeroporto opera por instrumentos desde às 7h45.
Até o início da tarde, pharm o transtorno já havia causado o desvio de 17 vôos para Cumbica e para o aeroporto de Campinas.
O Exército libanês lançou neste sábado uma ofensiva contra as posições do grupo extremista sunita Fatah al-Islam em meio a versões contraditórias sobre a iminência de um possível assalto final ao acampamento de Nahr al-Bared.
A campanha de artilharia reforçou as posições das tropas libanesas que, shop segundo fontes militares, treat conseguiram tomar o controle quase total da praia e de vários edifícios dentro do campo.
No entanto, o Exército desmentiu oficialmente que existam planos para lançar um grande ataque a Nahr al-Bared.
O general Hash Esleinan disse que as forças armadas adotaram uma estratégia de fustigação, que começou na sexta-feira com rajadas duplas dos canhões localizados nas entradas norte e sul do campo e nas colinas a leste de Nahr al-Bared, mas negou uma entrada iminente no campo.
“O Exército controla a periferia, mas não entrará até que haja uma autorização legal”, afirmou o militar.
As tropas libanesas são proibidas de entrar nos campos de refugiados palestinos desde a assinatura do acordo de 1969, que estabeleceu o status destes locais, que deixava a segurança dos acampamentos nas mãos dos próprios palestinos e de suas organizações.
Na sexta-feira, no entanto, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) no Líbano deu permissão ao Governo do primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, para adotar as medidas necessárias para pôr fim à revolta.
“(O Fatah al-Islam) é um grupo terrorista cuja única opção é se render à justiça e entregar suas armas”, afirmou Siniora em entrevista à televisão “Al Arabiya”.
Siniora qualificou os ataques do Exército contra o campo de refugiados de “operação cirúrgica para extirpar o Fatah al-Islam de Nahr al-Bared”.
Os milicianos reconheceram em comunicado que se retiraram de posições no nordeste do bairro, mas apenas por “motivos táticos”. Apesar destes avanços, ainda persistem muitas dúvidas sobre o possível resultado de um ataque.
Os rebeldes se movimentam com grande perícia pelas ruelas do acampamento e trocam constantemente de posições sem que as tropas possam fazer nada para impedi-los, apesar do constante bombardeio.
Segundo uma fonte da inteligência libanesa que pediu para não ser identificada, os jihadistas sunitas se transferiram para a área de Al-Safuri, dentro de Nahr al-Bared, onde alguns civis podem estar sendo usados como escudos humanos.
Existe uma grande preocupação com o destino destes civis, que também estão há dois dias sem receber nenhum tipo de ajuda humanitária de fora do campo, como afirmou à Efe a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Líbano, Virginia de la Guardia.
O Governo libanês divulgou um comunicado no qual acusou o Fatah al-Islam de “utilizar as mesquitas e centros civis do campo para lançar ataques, armazenar armas e preparar atentados”.
“Utilizam civis como escudos humanos para colocar a opinião pública, principalmente os muçulmanos, contra o Exército”, diz a nota.
Um dos principais temores no Líbano é que um eventual ataque represente uma faísca que faça explodir a situação de nervos que existe em outros campos de refugiados palestinos no resto do país.
O general Esleinan informou também sobre a morte de dois soldados nas últimas horas, o que fez com que a apuração oficial de baixas militares nas últimas 24 horas estimasse o número em seis.
Além disso, o militar afirmou que hoje 21 supostos milicianos já foram detidos, depois dos dez capturados na sexta-feira.
Sexta-feira foi um dia particularmente violento, e a imprensa local informou hoje que pelo menos seis soldados morreram e outras 16 pessoas perderam a vida no campo, embora não tenha informado se eram civis ou milicianos.
Os alunos das escolas públicas do ensino fundamental vão receber livros de inglês e espanhol, website like this além dos das disciplinas de português, medications matemática, ciências, história e geografia.
Em todo o país, serão beneficiados cerca 13,5 milhões de estudantes da 6° a 9° séries do ensino fundamental. O Ministério da Educação vai lançar um edital em 2008 para a compra dos livros didáticos de inglês e espanhol.
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, Daniel Balaban, explicou como vai funcionar o processo de escolha dos livros: “As editoras inscrevem os livros que serão avaliados pelas universidades. Em seguida será elaborado o Guia do Livro Didático para a escolha das escolas, depois da escolha, as escolas recebem os livros que escolheram”. De acordo com o presidente, o processo de escolha do livro dura três anos.
Segundo Balaban, o processo de escolha dos livros dura três anos. Para ele, objetivo é que os alunos terminem os estudos falando pelo menos um língua. “Hoje, todos os alunos da escola privada têm acesso à língua estrangeira com aulas, cursos e podem comprar os livros porque têm condição financeira. Vamos proporcionar aos alunos das escolas públicas os livros de inglês e espanhol, para que aprendam pelo menos uma língua estrangeira”, relatou.
Neste ano, o governo federal está investindo R$ 620 milhões no Programa Nacional do Livro Didático que atende 29 milhões de alunos. Os livros de inglês e espanhol serão distribuídos no inicio das aulas de 2011.
Uma adolescente de 16 anos de idade que estava sequëstrada junto com o motorista de sua família. Eles foram rendidos por três homens armados quando o rapaz levava a menina ao colégio.
A Polícia chegou ao cativeiro quando investigava o tráfico de drogas em Barueri. Houve trocas de tiros entre a Polícia e os seqüestradores, this web mas ninguém ficou ferido.
A menina e o motorista contaram à Polícia que eram vigiados 24 horas por dia por pelo menos dois homens. Seis pessoas foram presas pelo seqüestro deles.
Oferecer por apenas R$ 1 cerca de 13 mil refeições sem esquecer a qualidade nutricional é o desafio dos sete restaurantes comunitários de Brasília que estão localizados em Ceilândia, this Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas, Paranoá, São Sebastião e Planaltina. O oitavo restaurante comunitário do Distrito Federal dever ser aberto até o final do ano na Vila Estrutural, uma das reigões mais pobres ao redor de Brasília. Desta vez, em parceria com o governo federal. “O processo licitatório já foi autorizado pelo Ministério. O restaurante terá a capacidade de oferecer aproximadamente 2.500 refeições por dia”.
“Hoje, nosso maior desafio é transformar o restaurante comunitário em um referência a título de alimentação e segurança alimentar no Distrito Federal” relata o subsecretário de Responsabilidade Social e Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho do Distrito Federal, Thales Mendes Ferreira.
Para conseguir atingir essa meta, atualmente, cada estabelecimento conta com duas equipe: uma composta por servidores do Distrito Federal que fazem o gerenciamento dos restaurantes e outra por funcionários de uma empresa terceirizada, responsável pela produção e distribuição das refeições.
O valor simbólico da refeição é resultado de subsídios pagos pelo governo local. Um preço que para Rosalvo Salgado Rocha, freqüentador do restaurante da Ceilândia, é o ideal para poder alimentar toda a família. “Se você almoçar em qualquer restaurante com sua família, você gasta uns R$ 40. Aqui, com apenas R$ 2, almoça você e sua mulher. E se brincar, ainda dá para um dos filhos”. Questionado sobre o sabor da comida, Rosalvo diz que nunca falta às sexta-feira, dia de feijoada. “Sexta-feira, custe o que custar eu venho aqui e almoço”.
De acordo com Thales Mendes Ferreira, apesar dos restaurantes comunitários serem um local onde as pessoas se dirigem para almoçar, a idéia e torná-los um centro de formação. “Nós queremos que os espaços físicos dos restaurantes comunitário sirva não somente para a distribuição das refeições, mas que seja uma referência na área de capacitação”, explica.
Atualmente, o restaurante comunitário da Ceilândia funciona de segunda a sábado das 10h30 às 14h. Já os demais das 11h às 14h.