Menu
Brasília

Oficina inédita no DF presta orientação vocacional a estudantes da rede pública

Arquivo Geral

20/05/2009 0h00

Alunos do 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas das cidades de Ceilândia e Brazlândia participaram hoje (20), clinic  no Sesc de Ceilândia, de um Workshop sobre profissões. O objetivo do encontro é orientar os alunos na escolha dos cursos do Programa Escolas Técnicas desenvolvido pela Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai).

O programa, que foi criado pela Gerência de Projetos Estruturantes das Escolas Técnicas do GDF, já conta com a participação de estudantes das cidades do Gama, Taguatinga, Plano Piloto e Sobradinho e será estendido, a partir do próximo semestre para os alunos de Brazlândia e Ceilândia.

Segundo o gerente das Escolas Técnicas do GDF, Edilson Barbosa, o Workshop orienta os alunos  para que escolham o curso que melhor se encaixe nos seus anseios profissionais. “Nós queremos diminuir a evasão, que apesar de ser apenas de 7%, é decorrente da falta de conhecimento dos estudantes sobre as profissões”, informou Edilson Barbosa, acrescentando que a escola técnica do GDF abrange as áreas de saúde, tecnologia, serviços e indústria. 

Os alunos só serão selecionados para os cursos profissionalizantes se obtiverem média acima de 5 pontos nas matérias de português e matemática. Eles recebem uma bolsa integral que cobre o valor da mensalidade, além de passagens para o transporte coletivo. As aulas são ministradas de segunda a sexta, em horário contrário ao da escola normal, e para aqueles que trabalham no sábado e domingo.

Para o governador José Roberto Arruda que esteve presente na abertura do Workshop, o Programa da Escola Técnica permite que o aluno do ensino médio tenha uma chance maior no no campo profissional e, consequentemente, no mercado de trabalho. “Aqui no DF temos milhares de jovens que terminam o ensino médio, não conseguem ser aprovados no vestibular e sem ter uma profissão ficam sem perspectivas”, observou o governador, explicando que com o curso técnico eles podem desempenhar uma profissão enquanto batalham por uma universidade. José Roberto Arruda reconheceu que ao cursar o ensino médio e o curso profissionalizante, os alunos terão pela frente o desafio de tirar boas notas nos dois cursos. “É puxado, eu sei, mas vocês vão entender que é quando somos mais exigidos que damos o melhor de nós”, aconselhou o governador.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado