Menu
Brasília

Número de homicídios aumenta no Distrito Federal

Arquivo Geral

09/10/2011 9h30

Carlos Carone

carone@jornaldebrasilia.com.br

 

Uma onda de assassinatos que se abate sobre o Distrito Federal eleva as estatísticas de forma assustadora há pelo menos três meses. Entre julho e setembro deste ano, 196 pessoas perderam a vida em crimes violentos. Os dados chocam ainda mais quando são contabilizados os 537 homicídios ocorridos nos primeiros nove meses do ano, média de dois assassinatos por dia. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 484 pessoas foram mortas, a escalada do crime subiu 11%.

 

Os últimos três meses foram os mais sangrentos. Há anos o DF não registrava mais de 70 assassinatos em um único mês. Apenas em julho 72 homicídios foram registrados pela Polícia Civil, contra 48 em julho do ano passado. A média de dois ou mais assassinatos se manteve nos dois meses seguintes. Em agosto foram 60 mortes, contra 47 no mesmo período do ano passado. No  mês passado, as estatísticas fecharam em 64 homicídios. O levantamento foi finalizado, na quarta-feira última, após a morte mais emblemática do ano: o assassinato da estudante de Direito Suênia Sousa Farias, 24 anos.

 

A reportagem do Jornal de Brasília teve acesso exclusivo aos dados sobre crimes contra a vida que ainda serão divulgados pela Secretaria de Segurança. A possibilidade de o número de assassinatos ultrapassar a barreira dos 600  preocupa as autoridades, que planejam uma série de ações de combate a crimes como o tráfico de drogas, principal combustível que alimenta as mortes violentas no DF.

 

Leia mais na edição deste domingo (09) do Jornal de Brasilía.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado